segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A estratégia de Bielsa


Bielsa é um estudioso dedicado e, por isso, ganhou o apelido de El Loco. O treinador argentino certamente assistiu à vários jogos da seleção de Dunga e, a partir disso e do que foi previsto ao longo da semana, desenhou o Chile que buscaria a afirmação em Santiago após duas vitórias fora de casa nas Eliminatórias - contra Bolívia e Venezuela.

Na prática, o desenho tático chileno, com a bola, era um 3-3-1-3, como de praxe das equipes de Bielsa.

A linha defensiva tinha Medel à direita, Jara na sobra e Estrada pela esquerda. A segunda linha tinha Carmona pela direita, Vidal pela esquerda e Droguett pelo centro. Este último, porém, avançava bastante para forçar a marcação pelo lado direito da defesa brasileira, juntando-se ao único meia de ofício, Matías Fernández. O ataque tinha dois ponteiros: Alexis Sánchez e Mark González, enquanto Suazo, enfiado, era o centroavante.

Sem a bola, porém, Bielsa montou um sistema de marcação individual e vale atenção à estratégia do treinador argentino. Os dois ponteiros acompanhavam os laterais brasileiros, enquanto Droguett e Matías apenas vigiavam Josué e Gilberto Silva e Carmona acompanhava Diego.

Para pegar Robinho e Ronaldinho, o Chile tinha uma linha de quatro atrás, com Vidal voltando com Robinho e Medel, enérgico, saindo atrás de Ronaldinho. Jara sobrava, enquanto Estrada saía no combate à Luís Fabiano.

E foi aí que Bielsa falhou, pois o Fabuloso levava, sempre, a melhor nas bolas esticadas pelo alto e dava o contragolpe ao Brasil. Enquanto Vidal, mais ala que lateral, chegava atrasado sempre atrás de Robinho - o lance do segundo gol é pedagógico.

Às vezes, o futebol pode ser mais simples. Uma lição em que Bielsa devia se empenhar mais.

2 comentários:

João Lucas Garcia disse...

Bielsa não é ingênuo, nunca foi, mas armou o time como se tivesse em mãos o time argentino e não o chileno. Por pior que seja a fase, não é possível apostar em um ala para a marcação de Robinho.

O lado ruim é a permanência do Dunga.

Arthur Virgílio disse...

Talvez o problema de Bielsa foi estudar demais o Brasil. Apesar de ter sido expulso, não consigo enxergar Valdívia como reserva dos chilenos.

Aliás, vale destacar o número de gols que o atacante Suazo desperdiçou. Talvez se a pontaria do artilheiro chileno fosse a mesma de Luis Fabiano, muitos estariam hoje pedindo a cabeça de Dunga.