segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A conquista do Fla ajuda Ronaldinho e Luxemburgo, rei de estaduais


É só o início do que se promete ser um novo Flamengo, com a tentativa de recuperar Vanderlei Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho para o futebol. Começar esse trabalho com o título da Taça Guanabara é fundamental, pois dará tranquilidade para o treinador ajustar pontos falhos da equipe. Imagine como seria tratada uma derrota contra o Boavista? A sorte para o Fla é que Ronaldinho resolveu uma partida que se desenhava enroscada.

Mas há muito trabalho pela frente. Deivid é um jogador importante e seria interessante encontrar uma forma de utilizá-lo nessa equipe. Thiago Neves ainda deve futebol, a lateral esquerda é um ponto falho e até mesmo Ronaldinho não tem um espaço exatamente definido no time, que cada vez mais pede Negueba. A conquista da Taça Guanabara dá mais tranquilidade para Vanderlei Luxemburgo trabalhar e resolver essas questões.

Inegável falar de Luxemburgo e sua vocação para os estaduais. Desde a passagem pelo Real Madrid, ele foi campeão quase todos os anos: dois Paulistas com o Santos (06 e 07), um com o Palmeiras (08) e outro mineiro com o Atlético (10). Com o Flamengo, já se garantiu na decisão.

Foto de divulgação: Maurício Val / Vipcomm

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Corinthians e Santos e o clássico que já se reflete


Clássicos têm o poder de mudar totalmente a realidade de duas equipes. Casos, por exemplo, de Corinthians e Santos. Os times se pegaram há uma semana, no Pacaembu, e viviam momentos bem diferentes. A inesperada e convincente vitória da equipe de Tite se refletiu no sábado: os corintianos jogaram grande partida contra o Grêmio Prudente. Para Adílson Batista, o clima na Vila Belmiro é cada pior após o decepcionante empate com o São Bernardo.

Aos poucos, Tite encorpa a equipe que, vale lembrar, perdeu metade de seus titulares de 2010. Seu Corinthians joga em 4-2-3-1 e evolui na medida que Paulinho e Ralf se acertam defensivamente e também auxiliam a linha de armadores, que surpreendentemente encontrou em Morais uma solução ao menos paleativa. A estupenda média de Liedson (7 gols em 5 jogos) é outro grande fator para a evolução corintiana. Importante notar ainda o quanto cresce a equipe na medida que evolui fisicamente: Fábio Santos, Jorge Henrique e Dentinho estão em excelentes condições nesse sentido.

O Santos, pelo contrário, já perdeu totalmente o padrão de atuações que mostrava no início do ano. Adílson Batista, em que pese as críticas exageradas, não definiu o sistema do time, que enfrentou o São Bernardo em 4-2-2-2 - tática equivocada pela característica dos jogadores. O treinador também sofre pela má fase, técnica e física, de seus volantes e laterais, e continua relutando em descansar Neymar, que já realizou 10 jogos neste ano. Um resultado ruim contra o Cerro Porteño, quarta-feira, pode abreviar a passagem de Adílson. Será que ele come ovo de páscoa na Baixada Santista?

Crédito da foto: Ricardo Saibun / Flick BR Santos FC

Wallyson: 1º bom negócio de amigo de Kia no Cruzeiro


Foi graças às inúmeras parcerias, especialmente nos tempos de Eduardo Maluf, que o Cruzeiro conseguiu contratar grandes jogadores mesmo tendo receitas inferiores aos grandes clubes do Rio e São Paulo. Neste momento, um dos principais aliados dos irmãos Perrellas é o argentino Gustavo Arribas, antigo sócio de Kia Joorabchian e que cada vez mais espalha seus tentáculos pelo futebol brasileiro - realizou negócios com Santos, Atlético-PR, Juventude, Palmeiras e Corinthians, por exemplo. É Arribas o responsável pela maior sensação cruzeirense na temporada 2011.

O jovem atacante Wallyson, mais uma cria do ABC-RN para o futebol, não se cansa de marcar gols - fez no sábado na vitória contra o América de Teófilo Otoni. São seis nos últimos quatro jogos, sequência que inclui dois confrontos de Copa Libertadores. Desde Guilherme, em agosto de 2008, nenhum atacante cruzeirense ia às redes em quatro duelos consecutivos. Wallyson, vale se lembrar, fez contra o Palmeiras, no BR-10, o gol que tirou o Cruzeiro da rota do Tolima e lhe colocou direto na fase de grupos da Libertadores.

No ano passado, Wallyson entrou em rota de colisão com a diretoria do Atlético-PR, seu ex-clube, e saiu da Arena da Baixada graças ao dinheiro de Gustavo Arribas - ele é ex-sócio do grupo HAZ, com Fernando Hidalgo e Pini Zahavi, hoje o agente com mais poderes no Chelsea. Arribas se aproximou dos Perrellas quando comprou o limitado zagueiro Luizão. Recentemente, fez negócios como a compra do zagueiro Thiago Heleno, repassado ao Corinthians e mais recentemente ao Palmeiras, e ainda intermediou as chegadas dos argentinos Ernesto Farías e Prediguer, que deixou a Toca da Raposa sem sequer estrear. Foi ele quem também quase levou Kléber ao Porto.

Crédito da foto: Site oficial do Cruzeiro