sexta-feira, 27 de abril de 2007

Vai começar


Quantas vezes, durante uma competição geralmente inchada, você já ouviu falar que “agora é que vai começar”? Pois é. Uma das frases mais recorrentes que envolve o futebol foi novamente repitida em massa após a definição dos confrontos da Taça Libertadores da América nesta quinta-feira;

Não que seja incorreta. Afinal, durante a fase de grupos da competição, preenchida por 32 postulantes (se não contarmos a fase preliminar), há várias babas. Equipes como Maracaibo, Real Potosí, El Nacional e Alianza Lima provaram não ter a mínima condição técnica de disputar um torneio continental, por mais que se diga que é preciso agrupar times de muitos países. Que se agrupe os melhores então!

O que o texto defende é que os campeonatos estão cada dia mais inchados. É inimaginável pensar em um Paulistão com 20 equipes, tomando 23 datas no calendário do futebol. Outros torneios como Copa São Paulo de Juniores, Copa do Brasil e até mesmo a Copa do Mundo, mostram que deveriam ser mais enxutos, privilegiando e enriquecendo fases preliminares e/ou eliminatórias.

Há de se basear no exemplo do Campeonato Brasileiro. Hoje, com 20 equipes, o maior torneio de futebol em âmbito doméstico, atingiu um número de participantes bastante aceitável. A consequência é, ou deveria ser, um nível técnico melhor e um calendário mais sadio. Não é porque há muitas outras competições inchadas e porque somos um país essencialmente exportador da mão-de-obra futebolística. Mas deveria ser.

Ter 20 equipes na Série A possibilitou, por exemplo, que a Série B se tornasse ano após ano um torneio que atrai visibilidade, circula muito mais dinheiro e protagoniza uma média de público que geralmente agrada. Não é por acaso que passamos a ver esse campeonato com mais atenção.

4 comentários:

Braitner Moreira disse...

Discordo a respeito da Copa do Brasil, Dassler. Acho que ela deveria ter ainda mais participantes, à la FA Cup, com os bigs brasileiros só entrando em campo só nas fases finais. Então poderia ser disputada todo o ano.

Mas aí a Sulamericana teria de dar uma ajuda e ser disputada nas mesmas datas da Libertadores. Nesse caso sim seria um prêmio de consolação razoável.

Pero... ainda bem que não sou dirigente da CBF :)

Maurício disse...

Roubou meu título, poio! heuaheuahuahe

abraço

Henrique Yoshimoto disse...

concordo plenamente em relação ao inchaço do paulistão... só deveriam ter, no máximo, 14, 15 datas (ideal era até menos, 10, pra permitir uma pré-temporada decente aos times)

copa do brasil eu acho que realmente deveria seguir os moldes da FA Cup...
Sul-Americana deveria ser uma 'Copa UEFA' e a Libertadores uma 'UCL', mas acho que aí é pedir demais heiouhaoaehu xD

Anônimo disse...

assim como na champions league tbm tem equipes de nível técnico insuficiente tbm, mas no fim das contas tem q ser uma chance e ser democrático né hauahua

e que venha o brasileirão e a libertadores na reta final!!!

abração dassler