terça-feira, 6 de novembro de 2012

O craque do Campeonato Brasileiro 2012 é...


Faltam quatro rodadas e quase nada mais a se definir no Brasileiro de reta final menos empolgante dos últimos tempos.  Atleticanos e palmeirenses podem e devem manter a esperança, mas o que os jogos derradeiros podem definir, de fato, é quem é o principal jogador da Série A. Não está fácil, mas vamos aos candidatos:

Diego Cavalieri - São 127 defesas, média de 4 por jogo, segundo o Footstats. Ninguém defende tanto quanto o goleiro tricolor. Se o Fluminense permite  tantas finalizações e ainda assim é o time menos vazado da Série A, não pode haver outro responsável. Cavalieri tem um campeonato sem falhas e de muitos e muitos milagres, como contra o Coritiba há duas semanas, no Engenhão. Mas tem quem não goste de dar a goleiro o título de melhor de um campeonato...

Fred - O homem decisivo. De 34 rodadas, Fred melhorou seu aproveitamento normalmente marcado por lesões e jogou em 25. São 17 gols e mais cinco assistências do maior líder do elenco e do artilheiro da Série A. Ele decidiu dois Fla-Flus, dois Flu-Botafogo e seus gols, ao todo, valeram 20 pontos na campanha de 2012. Pesa contra Fred participar tão pouco dos jogos: 35 segundos de posse de bola e 13 passes por partida, 0,3 desarme por jogo...mas ele é quem decide e ponto.

Juninho Pernambucano - Que Brasileirão de Juninho! Que pecado a reta final catastrófica do Vasco para um jogador tão efetivo e que tanto se doou para uma campanha que começou brilhante. Quarto principal garçom do torneio, ele ainda marcou sete vezes e decidiu  jogos importantes, como contra o Botafogo, no primeiro turno, e teve atuações memoráveis: em São Januário, diante do Palmeiras, no Recife, contra o Sport, e novamente em casa, com o Figueirense. Só não jogou em quatro partidas.

Ronaldinho - Mais que os ótimos números. O agora R49 teve importância crucial para o Atlético-MG provavelmente repetir sua melhor campanha desde 1999. A uma equipe que flertava com a crise depois de cair contra o Goiás na Copa do Brasil, Ronaldinho deu liderança, assumiu as responsabilidades, ajudou a resgatar os atleticanos e fez todos crescerem ao seu lado, principalmente Bernard. É ainda o principal garçom do Campeonato Brasileiro com 12 assistências e sua atuação comovente nos 6 a 0 contra o Figueirense está entre os grandes momentos da Série A. Se redescobriu como um armador clássico.

Neymar - Para a rigorosa Bola de Ouro da Revista Placar, o melhor do campeonato. Mas mesmo que atue nas quatro rodadas que restam, Neymar não conseguirá completar um turno disputado - e ainda precisa enfrentar julgamento no STJD. Culpa da dona CBF e seu calendário que tira o maior talento do País de tantos jogos do Brasileiro para servir a Seleção. Em 14 rodadas, Neymar fez 12 gols e mais seis assistências, além de registrar momentos históricos: o golaço contra o Atlético-MG, o espetáculo contra o Cruzeiro, a virada relâmpago sobre o Coritiba e outra coisas das quais só ele é capaz atualmente no Brasil.

Quem você escolhe? Eu iria de Diego Cavalieri. Mas melhor aguardar mais quatro rodadas.

Nenhum comentário: