segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O bom treinador


Uma das formas de se identificar um bom treinador é ver o que acontece quando ele tem tempo para trabalhar. Pois Mano Menezes é um desses bons treinadores, como ficou provado no último domingo. Desde a lesão de Ronaldo e as saídas de três titulares, Mano não tinha uma semana inteira de treinamentos. Teve para jogar contra o Atlético-MG e, pela primeira vez também no período, conseguiu uma vitória.

Claro que é uma observação geral, afinal o Atlético-MG veio ao Pacaembu fisicamente e psicologicamente estafado pelo duro jogo contra o Palmeiras na quarta e com desfalques sérios, mas houve uma evolução, sim, na arrumação tática do Corinthians. A volta aos três zagueiros permitiu jogar com Jucilei e Jorge Henrique pelos lados do campo, o que não seria possível com uma linha de quatro jogadores atrás.

A qualidade do time cresceu, porque Diogo, Marcinho e Bruno Bertucci pouco ofereciam na funções. Assim, a marcação também ficou mais segura e, ainda, se diminuiu a responsabilidade de Elias e Boquita na criação. Até para Henrique foi melhor, pois Dentinho pôde lhe fazer companhia mais de perto.

A arrumação tática utilizada por Mano Menezes não deve ser duradoura. Quando tiver os nomes ideais à disposição - e isso passa pelos retornos de Alessandro e Ronaldo, além de contratações -, o treinador deve retomar o formato anterior, do 4-2-3-1. Mas o que se viu viu a partir dos treinamentos da última semana foi circunstancialmente interessante e ajudou o time a voltar a somar pontos. Mérito dos jogadores em campo, evidente. Mas também do treinador que, quando tem tempo para treinar, mostra sua importância.

2 comentários:

Saulo disse...

Mano é um ótimo treinador.

saulobotafogo.blogspot.com

Nicolau disse...

Imaginei que Mano fosse precisar inventar um jeito de jogar sem um meia que cadencia o jogo como Douglas. Legal que conseguiu. Mas agora já pega o Inter sem Diego, Edu e Boquita... Fase difícil a do Timão.