quarta-feira, 14 de abril de 2010

Muy amigo

Valdez abraça Barrios: eles estarão juntos na Copa do Mundo


Em um momento qualquer de convivência pelo Borussia Dortmund, Nelson Haedo Valdez soube que o argentino Lucas Barrios, seu companheiro de clube, tinha mãe paraguaia. Valdez ficou interessado na informação e resolveu ligar para Gerardo Martino, seu treinador na seleção do Paraguai. O objetivo: sugerir a convocação de Barrios, que podia obter dupla nacionalidade, para a Copa do Mundo.

Martino topou, a papelada foi rapidamente providenciada e Barrios já é, desde a última semana, elegível para a seleção paraguaia. Lucas Barrios é desses casos curiosos de jogador de quem não se esperava muito e, tardiamente, explodiu. Chegou ao Colo-Colo em 2008, ano em que foi o principal artilheiro do futebol de todo o mundo. Partiu para o Borussia Dortmund e, nesta temporada de estreia, já soma 19 gols.

A concorrência na Argentina é pesada demais para Barrios, que certamente teria chances em boa parte das seleções mundiais. Chateado pela falta de atenção de Maradona, topou jogar pelo Paraguai, país onde sequer morou ou jogou, mas onde certamente será chamado para a Copa do Mundo, sobretudo pelo desfalque de Salvador Cabañas.

Em que pese o prestígio que tem na seleção paraguaia, é difícil imaginar Haedo Valdez como titular e Barrios no banco. Hoje, o argentino de nascimento é muito mais jogador, e deve disputar a preferência de Gerardo Martino com Roque Santa Cruz, em má fase.

Certeza mesmo é que joga Cardozo, artilheiro do Campeonato Português pelo Benfica, e que Valdez não é um sujeito egoísta. Com tantos atacantes bons ao lado, inclusive Barrios, suas chances de jogar regularmente na Copa do Mundo são bem pequenas. Ele provavelmente não se importa muito.

Um comentário:

Nyelder Rodrigues disse...

Pelo visto, se for melhor para a seleção paraguaia que ele continue sentado no banco, ele aceita, sem problema algum.

É uma pena que poucos se comportam assim, sem deixar o ego falar mais alto - uma pena que certo treinador canarinho também se comporta assim, sabe...