segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os pênaltis e Sandro Meira Ricci


Há uma grande divisão de opiniões sobre o pênalti de Gil em Ronaldo, marcado por Sandro Meira Ricci, sábado, no Pacaembu. Inicialmente, é preciso dizer que o árbitro não está entre os que mais marcam penalidades: em 20 partidas dele, foram seis assinaladas.

Algumas controversas, como a que favoreceu o Santos, recentemente, em clássico com o São Paulo. Neymar invade a área, tromba com Alex Silva e ele marca pênalti. Também aconteceu no duelo de poucas semanas atrás entre cruzeirenses e atleticanos, quando o time celeste teve uma penalidade a seu favor após um salseiro na área do rival. Montillo isolou a cobrança.

Curiosamente, e foi pouco lembrado, Ricci deu pênalti para o próprio Corinthians, contra o Cruzeiro, no primeiro turno. A bola bate no braço de Everton e ele põe na marca do cal. Bruno César cobrou mal, porém, e Fábio pegou com os pés. Os cruzeirenses somaram três pontos naquela noite de quarta-feira.

Ricci, inclusive, marca poucas faltas na comparação com outros juízes: sua média é de 34 por jogo, número inferior ao de 10 árbitros que estiveram em ao menos nove jogos neste Campeonato Brasileiro. O apitador brasiliense, entretanto, só não comandou mais partidas que Carlos Eugênio Simon: 20 para ele contra 22 do gaúcho. Concorrem ao prêmio de melhor juiz da Série A.

Ainda em números curiosos: o Corinthians é a segunda equipe a ter mais pênaltis marcados a seu favor no Campeonato Brasileiro: 11, atrás apenas do Santos, que teve 12 (sendo 7 só de Neymar). Já o Cruzeiro só tem cinco clubes em sua frente no ranking de pênaltis cometidos: já fez 7, contagem inferior apenas de Prudente (10), Grêmio (9), São Paulo (9), Avaí (8) e Goiás (8). Contra os corintianos, só duas penalidades em 35 jogos.

Por fim, a opinião que não pode faltar: no Pacaembu, foi pênalti infantil do atrapalhado Gil em Ronaldo. Não foi de Julio Cesar em Thiago Ribeiro. E também foi pênalti, sim, de Ernando em Rodriguinho no confronto de Fluminense e Goiás.

Um comentário:

Mau Svartman disse...

Não se esqueça desta palhaçada... http://www.youtube.com/watch?v=QCNXePe6tKs&t=1m0s