segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prudente e Santo André: mais duas "vítimas" de um bom Campeonato Paulista


Se para clubes grandes do Brasil já é difícil trabalhar com planejamentos anuais, imagine os pequenos. Grêmio Prudente, rebaixado na Série A, e Santo André, lanterna e prestes a cair na Série B, são os novos casos de uma regra que já se tornou lei no futebol paulista: ser destaque no Campeonato Estadual significa sofrimento pelo resto ano. Fatores como o assédio dos clubes grandes, a dificuldade em manter um ambiente competitivo por 11 meses e a falta de recursos acabam minando esses times.

Com o rebaixamento confirmado no domingo, o Prudente já soma o terceiro pior aproveitamento da história do Brasileiro por pontos corridos, com 25,7% dos pontos conquistados. Sem ambição nas rodadas finais, é provável que caia um pouco mais e ultrapasse ainda o Santa Cruz/06, que chegou a 24,5%. Semifinalista do Paulistão, o ex-Barueri passou por uma série de problemas, atrasos salariais, saída de dirigentes importantes e teve que pagar, dentro de campo, um preço por isso.

Além de tudo, o Prudente precisou lidar com perdas importantes no elenco, fato comum à queda de times que fazem um bom Paulista e sofrem. Referências como o zagueiro Paulão, o volante Marcos Assunção, o meia Flavinho e o atacante Tadeu, foram negociadas. O goleiro Márcio, em ótima fase sob as traves, teve lesão grave. Toninho Cecílio, que vinha em ótima sintonia com o clube, foi para o Vitória. Foi o único treinador a conseguir extrair bons resultados do time na temporada.

Fenômeno idêntico sofreu o Santo André, que por uma bola na trave não tirou o Paulista do Santos de Robinho, Neymar e Ganso. Os laterais Rômulo (Cruzeiro) e Carlinhos (Flu), o zagueiro Cesinha (Vasco), o volante Alê (Atlético-MG), os meias Bruno César (Corinthians) e Branquinho (Atlético-PR) e os atacantes Nunes (Vasco) e Rodriguinho (Flu) foram negociados.

Bem alinhado à direção andreense, Sérgio Soares tentou permanecer até onde foi possível e reformular o elenco. Na Série B, jamais deixou de conviver com a zona do rebaixamento e partiu para o desafio de colocar o Atlético-PR na Copa Libertadores de 2011. A três rodadas do fim da competição, ocupa uma quarta posição inédita para o clube até nos tempos de Carpegiani. É mais um a ter deixado o Bruno José Daniel para um objetivo maior. Com os cofres cheios, o Santo André começará o próximo ano na Série C. Valeu a pena? Para os dirigentes, provavelmente sim.

Nos últimos seis anos, só houve um clube que não fosse grande a terminar entre os primeiros no Estadual e conseguir um grande objetivo no segundo semestre: o Bragantino, em 2007, semifinalista no Paulista e campeão da Série C. Mesmo assim, vários nomes daquele time, como o goleiro Felipe e o atacante Everton Santos, foram negociados. Marcelo Veiga saiu para o América-RN, fracassou, e voltou a tempo de vencer a terceira divisão.

O Bragantino é um caso raríssimo no futebol paulista, que em 2010 provavelmente não conseguirá subir nenhum clube de divisão. A Portuguesa, quinto lugar da Série B, é a única esperança. Santo André e Prudente, caindo pelas tabelas, são as regras.

Outros destaques do Paulista que decaíram:

Ponte Preta/08: vice estadual e quinto lugar na Série B
Guaratinguetá/08: semifinalista estadual e mal na Série C
São Caetano/07: vice estadual e décimo lugar na Série B
Noroeste/06: quarto lugar estadual e fora na terceira fase da C
St André/05: quarto lugar estadual e fora no quadrangular da B

Nenhum comentário: