quarta-feira, 18 de julho de 2007

Desempregados



Nesta terça-feira, os pentacampeões mundiais Luizão e Vampeta assinaram com São Caetano e Corinthians, respectivamente. A situação de alguns membros da Família Scolari é crítica, falta lugar pra trabalhar. Falta reputação. Graças aos muitos anos de profissão, provavelmente não falta dinheiro.

Mas por quais motivos, menos de cinco anos depois, sete pentacampeões mundiais estiveram desempregados? Basicamente, tenho a sensação de que eram jogadores que participaram da Copa de 2002 por afinidade ao esquema de trabalho de Felipão e por boa fase técnica. Confira a lista de desempregados e deixe sua opinião.

Denílson: Um dia, já foi o mais caro jogador do futebol mundial. Hoje, Denílson foi recusado pela direção palmeirense, que nem quis ouvir falar em integrar o jogador ao elenco profissional. No São Paulo, o ponta-esquerda sequer pôde se condicionar fisicamente. No Manchester City, foi reprovado após um 'trial' e, no Al Nasr, jogou oito meses e não recebeu seis. Tem uma imagem de baladeiro, em partes um pouco injusta. Mas não joga futebol de verdade há pelo menos três anos.

Edílson: O Capetinha, sem jogar há quase um ano, ainda provavelmente não se decidiu entre a aposentadoria e o desemprego. Sua conduta pouco profissional em alguns momentos da carreira pesou bastante para que ele fechasse portas que hoje poderiam estar abertas.

Juninho Paulista: O meia não teve passagem feliz pelo Flamengo, onde exigiu a titularidade de Ney Franco, e no Palmeiras, onde criticou o clube, que chegou à conclusão que a relação custo-benefício do jogador era baixíssima. Seu pai declarou há alguns dias o interesse do Sport, prontamente negado pelos diretores pernambucanos. Teve uma sondagem de um clube da segunda divisão inglesa.

Kléberson: Fundamental na Copa 2002 e no título brasileiro do Atlético Paranaense em 2001, o volante está desempregado mais por um processo delicado que move contra o Besiktas, seu último clube. Lá, não jogou bom futebol, assim como no Manchester United, onde é tido como uma das piores transferências da história.

Roque Júnior: Leverkusen e Leeds United foram duas passagens bastante negativas de Roque Júnior, um dos pilares do título mundial em 2002 e de grande exibição contra a Alemanha. Problemas físicos e um declínio técnico decretaram a fase ruim do jogador que cada dia menos tem espaço na Europa.

9 comentários:

Anônimo disse...

O Denílson está nitidamente acima do peso. Cara inchada. Aparentemente, cachaça.

Danilo Damasceno disse...

Belissima postagem, muita gente que pode se encaixar em clubes no Brasil, mas para isso tem que se adequar e principalmente se condicionar e entrar em disciplina, é acho que não são tão bons reforços assim!Abraço

http://pitacosdobodaum.zip.net

Unknown disse...

Denílson poderia ter sido um belíssimo jogador, mas foi um dos maiores flops da história.
Até o Geovanni foi contratado pelo City. :O

Os outros sofreram e sofrem com muitos problemas físicos, alguns aparentam ser crônicos.

Edílson sempre foi polêmico e sempre teve uma fama de ser baladeiro.

Muitos também já estão numa idade que o ápice já foi embora faz tempo e deveriam se retirar ou, no máximo, jogar uma temporada por aqui e se aposentar.

Gerson Sicca disse...

Dassler, cinco anos é muito tempo para um jogar de futebol. é cerca de um terço da carreira. Por isso a maioria já está indo para o asilo.
Juninho e edilson, por exemplo, mais cinco anos e chegam nos quarenta.
Aliás, o ostracismo pós-título não é privilégio da seleção de 2006. Isso tb ocorreu em 70 e 94, já seleções vencedoras, em geral, têm jogadores com um tempo de experiência.
Qto ao Ronaldinho, que falaste lá no meu blog, tenho q rir da sacanagem q ele fez com o grêmio, mas q foi uma baita sacanagem, apta a justificar uma surra no jogador dada por gremistas revoltados, não se pode negar.
Abração

Felipe Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Maciel disse...

Falemos no bom e claro português: esses jogadores já deram o que tinham que dar, né?

Nunca achei Roque Junior uma maravilha de zagueiro e Kleberson um ótimo meio-campista. Mesmo na época da seleção de 2002, não eram unanimidade (principalmente Roque Jr). Os outros foram bons em determinados momentos da carreira, mas depois caíram de vez.

Edílson e Vampeta gostam mesmo é da farra. Quem sabe o Corinthians não chama Edílson de volta tb? Marcelinho Carioca, que foi pro São Caetano, tb poderia integrar essa lista! :P

abraços, dassler

iiiiiiii disse...

Um ótimo texto, e ótimas lembranças desses caras.

Acho que por sorte, esses jogadores que foram pra Copa, estiveram na sua melhor fase, e sim, foramuteis na seleção Brasileira, até o sempre contestado Roque Junior.

Denilson era sempre o reserva que entrava e tocava fogo no jogo, Edilson era um dos melhores atacantes do Brasil, Vampeta no Brasil ra unanimidade, Luizão era um baita atacante, Kléberson foi uma boa revelação, depois foi A surpresa na Copa, e ao invés de Juninho, acjo que eu levaria ou Alex, ou Djalminha.

É, chagarm a hora desses caras. Voltar ao Brasil (caso de Roque e Denilson e Kléberson) Seria uma boa pra retomar o futebol, quem sabe né

Abraço Dassler.

André Augusto disse...

Eu sempre disse: Denílson é o maior farsante do futebol. Tinha td pra ser um Robinho da vida, mas foi um tremendo enganation.
Desse time do Felipão, apesar de não estar sem emprego, podemos falar do Marcos, que mais machuca do que joga (infelizmente)

Mateus Ribeirete disse...

Po, Kléberson é uma pena, era muito fã dele, jogava muita bola, segundo volante que marcava e apoiava bem demais, era diferenciado.