domingo, 17 de fevereiro de 2008

Previews Liga dos Campeões

De hoje até quarta-feira, o Papo de Craque só fala de Liga dos Campeões. A maior competição de clubes em todo o planeta retorna, com sua fase de mata-mata, e põe os outros torneios em seu devido lugar. Em ação, praticamente todos os craques do futebol europeu e uma série de duelos que promete trepidar o Velho Continente. Sobre eles, você começa a ler a partir desse domingo.

SCHALKE 04 x FC PORTO – Uma zebra nas quartas



Normalmente, a fase de oitavas é o limite para equipes de nível médio se fazerem presente na Liga dos Campeões. Porém, por vezes, o sorteio coloca, frente a frente, dois times com esse perfil. É o caso de Schalke 04 e FC Porto, que aparecem com a real possibilidade de se colocar entre os oito melhores da Europa. Contudo, no duelo entre alemães e portugueses, são estes os que detêm o favoritismo.

Com uma temporada acima de qualquer suspeita no Campeonato Português, o FC Porto tem um time perigoso, ainda que enfrente algum gigante como o Manchester United. Na visão de jogo de Jesualdo Ferreira, o foco está no sistema ofensivo no qual os Dragões costumam atuar. Nomes como Ricardo Quaresma, Lucho González e Lisandro López são bastante talentosos, eficientes e sistematicamente recebem flertes de outros clubes. A defesa, porém, é frágil e muitas vezes desprotegida, oferecendo uma condição a ser explorada pelos adversários.

Para avançar de fase, o FC Porto atuará em um ambiente que, embora pareça hostil, lhe traz grandes lembranças. Foi na Veltins Arena, estádio do Schalke, que o clube luso atropelou o Monaco e levantou o troféu da Liga dos Campeões. Ainda que essa imagem pareça difícil de ser revista nesta temporada, os Dragões têm um time respeitável e que, na fase de grupos, terminou à frente dos tradicionais Liverpool e Olympique Marseille.

Com uma temporada abaixo do que normalmente costuma fazer na Bundesliga, os Azuis Reais de Gelsenkirchen só passaram de fase, a bem da verdade, pela temporada horrorosa que faz o Valencia e pela fragilidade natural do Rosenborg, contra quem o Schalke 04 fez todos os seus únicos cinco gols e atingiu suas únicas duas vitórias.

Contudo, o time de Mirko Slomka é o único alemão ainda vivo na disputa e, quem sabe, pode crescer na hora do mata-mata. O onze dos Azuis Reais se caracteriza pela grande dedicação em campo e a mecanização excessiva de suas ações ofensivas, quase sempre dependentes do inconstante faro de gol de Kevin Kuranyi e de uma mobilidade que inexiste no jogo de atacantes como Asamoah e Lovenkrands. Se ver o Schalke 04 nas oitavas já é uma surpresa, vê-los batendo o FC Porto seria um repeteco.

Dados importantes:

Pontos na fase de grupos: FC Porto com 11 x Schalke 04 com 8
Posição no torneio nacional: FC Porto é 1º x Schalke 04 é 5º
Artilheiros: Lucho González com 3 x Kevin Kuranyi com 2
Assistentes: Rakitic e Rafinha com 1 x Kaźmierczak, Quaresma e Lucho González com 1

Mudanças:

No Porto, entraram Hélder Barbosa e Rabiola; saíram Edgar, Postiga e Rui Pedro
No Schalke, entraram Streit, Zé Roberto e Vicente Sánchez; saíram Özil, Dario Rodríguez e Azaouagh

Times prováveis:

FC Porto: Hélton, Bosingwa (Cech), Bruno Alves, Stepanov e Fucile; Paulo Assunção e Raul Meirelles; Lucho González; Sektioui (Mariano González), Lisandro López e Quaresma

Schalke 04: Neuer, Rafinha, Bordón, Krstajic e Westermann; Ernst e Jones; Rakitic (Grossmüller); Altintop (Zé Roberto), Kuranyi e Asamoah (Vicente Sánchez)


OLYMPIACOS X CHELSEA – Sem previsões


Ao se olhar para um Chelsea e Olympiacos, naturalmente o favoritismo será atribuído aos Blues, que após uma turbulenta trajetória no início de temporada, pôs panos quentes, voltou a jogar bem e se classificou com tranqüilidade. Entretanto, os gregos fizeram grandes jogos na fase de grupos, agiram bem na janela de contratações do inverno e são o tipo de adversário a quem se deve sempre respeitar.

Com uma equipe surpreendentemente técnica, arrojada e com muita vontade de triunfar, o Olympiacos superou adversários da Itália (Lazio) e da Alemanha (Werder Bremen), fazendo, ainda, frente ao Real Madrid. Se há quatro anos a Europa viu os gregos em alto nível, a força desse time também não pode ser desprezada.

Reforços significativos para a continuidade da temporada, o brasileiro Leonardo, ex-Portuguesa, e o argentino Belluschi, ex-River Plate, podem somar bastante qualidade ao meio-campo dos Reds. Caso consiga saltar à frente do duelo com um bom resultado dentro da Grécia, o Olympiacos pode impor muita resistência no Stamford Bridge. O Real Madrid, que passou apuros para vencê-los no Bernabeu, é uma testemunha ocular.

Ainda que diante desses argumentos, não há razões para tirar, do Chelsea, o favoritismo para o confronto. Vivendo novamente um bom momento com Avram Grant, os Blues têm um elenco qualitativo e com várias e várias peças de altíssimo nível. São poucos, na Europa, que têm tantos jogadores como Ballack, Lampard ou Drogba. Isso, em jogos dessa natureza, se faz decisivo.

Sabe-se, também, que a maior ambição dos Blues desde a chegada de Roman Abramovich é o troféu da Liga dos Campeões. Sem fôlego para se aproximar do Arsenal de Adebayor na Premier League, o Chelsea não parece mais, ao contrário do que se pensava quando com Mourinho, um time capaz de conquistar a Europa. Mas, bola para bater o Olympiacos e se colocar entre os oito melhores, a turma de Didier Drogba tem de sobra.

Dados importantes:

Pontos na fase de grupos: Chelsea com 12 x Olympiacos com 11
Posição no torneio nacional: Olympiacos é 1º x Chelsea é 3º
Artilheiros: Galletti, Stoltidis e Kovacevic com 3 x Drogba com 4
Assistentes: Djordjevic com 4 x Joe Cole, Malouda, Essien, Drogba e P.Ferreira com 1

Mudanças:

No Olympiacos, entraram Belluschi, Leonardo e Sisic; saíram Archubi, Marco Né, Papadopoulos e Kyriakos
No Chelsea, entraram Ballack e Anelka; saíram Pizarro e Sidwell

Times prováveis:

Olympiacos: Nikopolidis, Torosidis, Antzas, Zewlakow e Pantos; Ledesma, Stoltidis e Patsatzoglou; Galletti, LuaLua e Djordjevic

Chelsea: Cech, Belletti, Alex, Ricardo Carvalho e A.Cole; Mikel (Makelele); Essien (W.Phillips), Ballack, Lampard e Joe Cole; Drogba

TODAS AS IMAGENS: DIEGO BRITO

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Boa análise. O Porto está a ter um passeio em Portugal muito por culpa das fracas prestações de Benfica e Porto. Deve conseguir passar essa equipa alemã. O Chelsea também deve passar sem grandes dificuldades.

Arthur Virgílio disse...

Chuto em Chelsea e Porto nesses confrontos. Essa reta final da Champions promete ser uma das melhores dos últimos anos, pois as principais equipes estão com verdadeiras seleções em campo. Destaque para Inter de Milão e Mancheste United.