terça-feira, 11 de março de 2008

A oportunidade para o Santos


Pode não parecer, mas a venda de Rodrigo Souto para o Lokomotiv Moscou apresentou uma possibilidade razoável no horizonte santista de 2008. Aparentemente, o Santos promete ter uma temporada bem abaixo do que se acostumou, longe da disputa de títulos, algo que caracteriza o clube desde 2002.

A saída de Rodrigo Souto, para o time, será bastante prejudicial. Após amadurecer no Figueirense, o carioca se tornou uma das referências no onze santista. Ao longo de 2007, só jogou menos que Fábio Costa, tendo atuado em 63 das 75 partidas da equipe na temporada. Rodrigo Tabata esteve em mais jogos, mas em boa parte deles saindo do banco.

Discreto, regular e eficiente, Rodrigo Souto emergia em 2008 como uma das poucas esperanças de qualidade no time de Emerson Leão. Após a saída de Maldonado, outra referência, Souto parecia o atleta ideal para o crescimento de Adriano. Hoje, teoricamente, o nome ideal para sua reposição seria Kléber, mas isso esbarra nos três atacantes que Leão tem utilizado. É muita exposição para uma defesa que tem Betão e Domingos.

Por outro lado, se reinvestidos, os quase 7 milhões de euros colhidos com o negócio poderiam resultar em um significativo aporte de qualidade para a segunda fase da Libertadores. É dinheiro suficiente para buscar dois ou três jogadores de alto nível para o padrão brasileiro. Entretanto, é quase nítido que Marcelo Teixeira dificilmente fará isso.

4 comentários:

Pedro Lopes disse...

Em 2008, o Rodrigo Souto não jogou o futebol que o consagrou como um dos volantes mais eficientes do país. Ele ficou de fora das duas primeiras partidas do Santos no Campeonato Paulista e parecia incomodado com o fato de ter que assumir a responsabilidade de ser um dos destaques do time.

Parte da torcida dizia que ele entrou em 2008 mais desligado, sem a mesma disposição que havia apresentado no ano passado.

Pedro Lopes disse...

Ouvi dizer que o Santos contrataria o Tinga e o Iarley com parte do dinheiro arrecadado com a venda do Rodrigo Souto. Mas, conhecendo o Marcelo Teixeira, fica difícil de acreditar.

Leonardo Serafim disse...

Rodrigo Souto, apesar de estar jogando apenas "razoavelmente" no Santos, era uma das referencias do time. Como você disse, seria o tutor perfeito para o talentoso Adriano.
Também acho que o dinheiro não será todo gasto em contratatções, mas certamente o Marcelo não será burro de pelo menos não reforçar um ou outra posição.
Um volante tem de vir, e não duvido que seja o Mineiro. Tinga também seria uma boa, já que atua bem fechando o lado direito e sempre chega ao ataque. Não era a toa que era o motorzinho do Inter na Libertadores.
Pro ataque o Nene seria uma bopa contratação. Ele até já manisfestou o interesse de voltar ao Brasil.

Gerson Sicca disse...

O Santos gastou demais nos últimos anos e mesmo com todo o dinheiro arrecadado com a venda de jogadores não conseguiu atingir um patamar considerado bom em termos de finanças do clube. é provável que esse dinheiro não vá para o reforço de jogadores. E se Mineiro vier é só em junho, tarde demais para a libertadores.
Abraço