segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que precisa o Vasco em 2010


O Vasco, que confirma o acesso a quatro rodadas do fim com 68% de aproveitamento, cumpriu as expectativas para a temporada 2009. Sobrou na Série B, fez um Campeonato Estadual de bom nível para um início de ano pautado por reformulação e foi a equipe mais perigosa no caminho do título corintiano na Copa do Brasil, em que caiu nas semifinais. Dorival Júnior, Rodrigo Caetano, Carlos Alberto, Elton, Ramon, Fernando Prass, os jovens da base...há muitos responsáveis por este sucesso.

Vitoriosos como são, certamente Dorival Júnior e Rodrigo Caetano já pensam no que fazer para o famoso salto de qualidade do Vasco em 2010. O atual time não faria papel além de mediano na Série A e, portanto, precisa melhorar. A começar, claro, pela renovação do contrato de Dorival, que já tem salário alto, na casa de R$ 280 mil mensais em São Januário.

Conseguir manter Elton e Ramon é um segundo passo decisivo. Ambos foram fundamentais na temporada e negociar algum tipo de parceria com São Caetano e Internacional é possível, já que atualmente os dois jogadores não interessam aos elencos de seus clubes. Ampliar o contrato de Carlos Alberto, que vai até o meio do ano, é um desafio. Manter Phillipe Coutinho, que passa a ser da Inter de Milão em 2010, pode ser também uma aposta arrojada.

O Vasco precisa de reforços pontuais, como foram Ronaldo e Jorge Henrique para o Corinthians. Keirrison pode ser esse craque: se o declínio do jogador se ampliar no Benfica, a amizade com Dorival pode ajudar a trazê-lo como a estrela da companhia. No futebol brasileiro, ainda garantiria muitos gols.

Para a posição de Rafael Carioca, já sondado, é preciso mesmo outro reforço. Um volante de primeira linha é essencial e Léo Gago, do Avaí, pode auxiliar. Mas não é o cara - Rafael é. Falta ainda ao menos um zagueiro de ponta para um elenco de bons zagueiros médios. Nenhum nome foi sondado. São poucas boas opções disponíveis.

A tranquilidade para os vascaínos é que a direção do clube também parece pensar dessa forma. Mantendo seus principais jogadores e com bons reforços, o Vasco será definitivamente grande em 2010.

Matérias:

- Vasco deve ser terceiro melhor grande da década na Série B
- Vasco movimenta o sentimento e sobra na Série B
- Keirrison some no Benfica e Barcelona desconfia

Nenhum comentário: