sábado, 27 de fevereiro de 2010

Da Suíça para a África do Sul


A imprensa espanhola, respaldada por declarações do técnico Vicente del Bosque, já trabalha como quase certa a lista de 23 nomes para a Copa do Mundo. São os mesmos jogadores listados por Del Bosque para o amistoso da próxima semana contra a França mas, acima de tudo, a manutenção do elenco campeão europeu há dois anos na Suíça. As mudanças, inclusive, elevam o nível do grupo espanhol.

São apenas seis mudanças em relação à última Eurocopa, duas delas por questões médicas:

Busquets por De La Red - natural pela afirmação do barcelonista como membro importante da equipe que ganhou seis títulos que disputou em 2009 e pelos problemas do madrileno, reserva na Euro e afastado do futebol por problemas de saúde. O novato é mais jogador.

Piqué por Juanito - também absolutamente natural. Piqué pode até ser titular no Mundial e foi considerado um dos três melhores zagueiros da última Liga dos Campeões. Recentemente, ganhou aumento de salário e novo contrato no clube, enquanto seu antecessor caiu para a segunda divisão com o Betis e é reserva do Atlético de Madrid. Mais um novato superior.

Diego López por Palop - uma alteração que se dá principalmente por conta da idade avançada do sevillista, 36 anos, e também pela grande sequência de López, a despeito da má fase do Villarreal. Depois de sair da sombra de Casillas no Real, se firmou como goleiro de ponta na Espanha, mas é a terceira opção de Del Bosque. Se equivalem.

Jesús Navas por Fernando Navarro - A possibilidade de usar Arbeloa como lateral pelos dois lados de campo foi mais absorvida e permite o acréscimo de um meio-campista. Navas é o grande jogador do Sevilla na temporada e tem característica diferente a de outros meias externos da Fúria. Ganha a Espanha com a troca.

Mata por Cazorla - Mais um caso médico, já que Cazorla sofreu séria lesão há pouco tempo. Pela esquerda também atua Mata, que deixou o rótulo de promessa do Real Madrid para trás e já atua em alto nível pela segunda temporada com o Valencia. Mesmo nível.

Negredo por Sergio Garcia - Curiosamente, mais um jogador não aproveitado na base do Real Madrid. Negredo fez campanha consistente com o Almería na última temporada e não baixou o nível no Sevilla, a despeito da forte concorrência de Luís Fabiano e Kanouté. García caiu com o Betis e sempre foi um jogador limitado. Ganha e muito a Espanha.

E os prováveis 23 da Espanha são:

Goleiros: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Liverpool/ING), Diego López (Villarreal)

Defensores: Raúl Albiol (Real Madrid), Joan Capdevila (Villarreal), Alvaro Arbeloa (Real Madrid), Carlos Marchena (Valencia), Gerard Piqué (Barcelona), Carles Puyol (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid)

Meio-campistas: Xabi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets (Barcelona), Cesc Fábregas (Arsenal), Xavi Hernández (Barcelona), Andrés Iniesta (Barcelona), Marcos Senna (Villarreal)

Atacantes: Dani Güiza (Fenerbahçe), Juan Manuel Mata (Valencia), Jesús Navas (Sevilla), David Silva (Valencia), Alvaro Negredo (Sevilla), David Villa (Valencia), Fernando Torres (Liverpool)

Nenhum comentário: