terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os doces reencontros e o banco de reservas


Muito interessante a ideia de pulverizar os jogos das oitavas da Liga dos Campeões em quatro dias em vez de dois. O fã de futebol pode acompanhar as oito partidas com certa tranquilidade e mesmo jogos que antigamente ficavam em segundo ano agora passam a receber mais atenção - um exemplo é Fiorentina e Bayern de Munique, um dos jogos da quarta, que provavelmente passaria despercebido no modelo anterior.

Nesta terça, a atenção total estará em dois reencontros especiais. Karim Benzema retorna ao Stade Gerland vestindo o uniforme branco do Real Madrid, enquanto David Beckham reencontrará o Manchester United pela primeira vez desde que cruzou as fronteiras da Inglaterra, mas a volta a Old Trafford será apenas para o jogo de volta.

Benzema ainda não justificou o investimento grande de quase 35 milhões de euros que foi feito por ele. Assim como havia acontecido na última Eurocopa, o ex-lionês tem grandes dificuldades em atuar em alto nível em alguns grandes momentos, por mais que tivesse dado respostas muito positivas pelo Lyon em vários dos sete títulos nacionais consecutivos e mesmo em alguns momentos pela Liga dos Campeões.

Higuaín e Cristiano Ronaldo são, hoje, os únicos homens de frente em quem o torcedor madridista pode efetivamente confiar. Benzema, seja como centroavante, seja como ponta de lança no 4-2-3-1 mais habitual de Pellegrini, mostra dificuldades em atuar com desenvoltura. Não é um ótimo armador e não consegue marcar gols com assiduidade. Neste momento, o ideal seria experimentar Ronaldo e Marcelo pelos lados em torno de Kaká e manter a linha defensiva segura, já que o Lyon usa e abusa do jogo pelos flancos. A tendência é mesmo que Benzema jogue.

Outro que deveria se reencontrar com o ex-clube a partir do banco de reservas é David Beckham. Assim como Alessandro Nesta para a produção defensiva, Alexandre Pato é hoje essencial para o ataque dos rossoneri. Daí a vitória com grande exibição contra o Udinese, partida em que a dupla retornou. Mesmo Ronaldinho se sente mais seguro com o camisa 7 em campo.

As dúvidas sobre Borrielo podem até deslocar Pato para o comando do ataque e colocar Becks à direita, mas o brasileiro não parece forte o suficiente para vencer Ferdinand e Evans. Melhor postá-lo às costas de Evra e deixar Huntelaar se batendo com os dois zagueiros do Manchester. Uma dúvida que certamente Leonardo deverá levar até o San Siro.

Um comentário:

Michel Costa disse...

Dassler,

Assim como você, concordo com a divisão dos jogos da UCL. Felizmente, na Libertadores essa é uma prática comum mesmo na primeira fase, embora isso nunca seja citado pela imprensa como algo positivo.
Finalizando, uma pequena correção. O nome do estádio do Lyon é 'Gerland' e não 'Gelard'.

Abraço e no aguardo da rodada da UCL.