sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

De volta às origens

Não é só o futebol brasileiro que vive um momento de grandes jogadores sendo repatriados. Shunsuke Nakamura, o melhor futebolista japonês desde Hidetoshi Nakata, se despediu da Europa após oito anos e voltou ao Yokohama Marinos a 100 dias da Copa do Mundo. Foi no Marinos que Nakamura iniciou sua carreira, em 1997, e atuou por cinco temporadas, vencendo a J League e a Copa do Japão.

Mais que isso, Nakamura, 31 anos, retorna atrás do ritmo de jogo que não conseguiu em sua rápida passagem pelo Espanyol. Contratação midiática, ele só jogou 13 partidas, sendo três completas, do Campeonato Espanhol. Não marcou gol, deu só uma assistência e saiu pela porta dos fundos, bem diferente de Reggina, onde jogou por três anos, e Celtic, quatro anos, em que foi ídolo.

Para a seleção japonesa de Takeshi Okada, que vive um mau momento, o habilidoso meia Nakamura é fundamental. Esteve em sete dos oito jogos pelas Eliminatórias da Ásia e é o quarto jogador mais lembrado em convocações, 92 vezes, e marcou 23 gols. É o mais experiente da turma e o primeiro japonês a marcar em uma partida de Liga dos Campeões.

O Japão está no Grupo E da Copa do Mundo, ao lado de Holanda, Dinamarca e Camarões, contra quem estreia no dia 14 de junho em Bloemfontein.

Nenhum comentário: