sábado, 12 de junho de 2010

Sábado: dois favoritos em campo


Por mais que não seja prudente desqualificar as chances de quem jogou duas das últimas três finais de Copa, a França não consta entre os cotados para levantar a taça. Esse grupo tem a Argentina de Lionel Messi, mesmo com terríveis Eliminatórias, e a Inglaterra de Fabio Capello, 100% de aproveitamento enquanto buscava a vaga no Mundial. Dois peixes grandes para um sábado mundialista.

A Argentina de Maradona vive um dilema ideológico: será o 3-3-1-3 de treinamentos recentes ou o 4-1-3-2 bem trancado que venceu a Alemanha em Munique? Não são estilos parecidos de se jogar e não é um time bem entrosado, o que pode trazer problemas por tanto antagonismo, mas em qualquer das duas escolhas o talento de nomes como Messi, Verón e Di María poderá trazer soluções. Inclusive porque a Nigéria, de pouco tempo para absorver as boas ideias de Lars Lagerback, carece da qualidade que lhe marcou na década anterior.

Internamente, o elenco e a comissão técnica da Argentina trabalham para diminuir a cobrança sobre os ombros de Messi, o que é um bom plano. Também ajudará ao melhor do mundo se a escolha de Maradona for por uma equipe ofensiva. Com mais companheiros na frente, a tendência é que Lionel tenha mais espaço e menos marcação.

Os ingleses, glorificados por um sorteio camarada, certamente terão pela frente um adversário extremamente competitivo. Nunca é demais lembrar, há um ano na mesma África do Sul, os EUA venceram a então invicta Espanha e abriram 2 a 0 de vantagem sobre o Brasil. Contra um adversário que é puro coração, os homens de Capello precisarão de um certo pragmatismo.

Fica também a expectativa pelo encaixe de certos detalhes no English Team: com Gerrard mais à esquerda e Lampard por dentro, protegido por um volante, ambos terão espaço para brilhar? Rooney, afeito a ser o único à frente do Manchester United, fará bom par ao lado de um parceiro trombador?Olhos abertos neste sábado.

Nenhum comentário: