segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A dupla de Mainz que revigora a Bundesliga


Domingo passado foi dia de duelo de líderes na Alemanha. O então primeiro colocado Mainz recebeu o então vice-líder Borussia Dortmund em um encontro especial para os dois treinadores: o anfitrião Thomas Tuchel e o agora visitante Jürgen Klopp. Comandantes dos times que dominam a atual edição da Bundesliga, ambos os técnicos têm como ponto de partida em suas carreiras, justamente, o mesmo Mainz 05.

Ambos muito jovens e com características absolutamente destoantes da classe de treinadores que predomina na Bundesliga, Klopp e Tuchel têm dominado as manchetes desse início de temporada. Muito disso se deve não apenas à fase das duas equipes, mas também da forma como se impõem técnica e taticamente, mesmo com um nível de investimento ínfimo perto de ricaços como o Bayern de Munique, o Schalke 04 e também o Wolfsburg, principal protagonista do último mercado de verão na Alemanha.

Klopp é considerado o grande treinador da história do Mainz. Em 2005, colocou o modesto clube pela primeira vez na elite da Bundesliga. Na temporada seguinte, o levou até a Copa da Uefa, o que abriu os olhos de um combalido Borussia Dortmund. Carismático, taticamente acima da média e acima de tudo competente, foi sexto com o Dortmund em sua primeira época, 2008/09. Terminou o segundo ano de trabalho um degrau acima, em quinto, e chegou a flertar com vaga na Liga dos Campeões. Agora, mesmo sem muito dinheiro no caixa, já cobiça o título.

Tuchel, pode se dizer, é um seguidor de Klopp, a quem reencontrou no domingo. Treinador do time sub-19 do Stuttgart, participou da revelação de alguns dos talentos, como Khedira, que deram o título nacional ao clube há dois anos. Partiu em seguida para a base do Mainz, onde foi campeão alemão júnior. Era a senha para ser promovido ao time principal, cambaleante desde a saída de...Klopp! Na temporada de estreia, vindo da segunda divisão, foi nono colocado. É reconhecido como um grande motivador, caçador de talentos e ótimo arrumador de equipes.

O confronto de domingo escancarou a grande forma de Borussia Dortmund e Mainz. Ambos realizaram um confronto franco, em que prevaleceu a atitude muito mais vitoriosa do Dortmund. Com a primeira linha defensiva fortíssima, o time de Klopp arrefeceu as investidas do anfitrião o tempo quase todo. Pela frente, dominou o Mainz com a liderança de Barrios, a velocidade de Kagawa e o talento do jovem Götze.

Foi o resultado a favor de um time pronto contra um time em formação. A constatação de que a Alemanha tem dois jovens e ótimos treinadores.

2 comentários:

André Augusto disse...

Surpreendente como a base alemã vem tendo ótimos jogadores nos últimos anos. Graças a técnicos com mentalidades como Klopp e Tuchel.

Abs

Anônimo disse...

Essa equipe do Mainz é realmente uma grata surpresa nesta temporada do futebol alemão.

Até!