terça-feira, 4 de outubro de 2011

A grande bola da vez no mercado para 2012


Dribles e mais dribles, velocidade e jogo objetivo e vertical. Osvaldo, atacante de 24 anos do Ceará, é uma das grandes novidades do Campeonato Brasileiro e responsável direto pela boa campanha de primeiro turno de seu time. Hoje, o Vozão patina e já não consegue se impor tanto quanto no início, mas a expectativa é de que esteja na Série A de 2012 pelo terceiro ano consecutivo. Nesta temporada, esse mérito pertence muito a Osvaldo.

Só no Brasileiro, o atacante participou com três gols e cinco assistências, a última delas no domingo em empate importante conquistado pelo Ceará diante do Atlético-MG, mas é de seus pés que surgem as jogadas diferentes, acima de tudo. É do tipo ideal para jogar pelas beiradas do campo com recomposição e chegada à frente.

O que mais chama a atenção em Osvaldo, jovem, é sua situação contratual: por descuido da equipe cearense, que conseguiu ampliar o vínculo de quase todos seus outros titulares durante 2011, ele fica livre para assinar com qualquer outra equipe para o próximo ano. Sem custos. A promessa é de que muitos entrem na briga, inclusive Corinthians e Palmeiras.

Osvaldo, curiosamente, é revelação da ótima fase do Fortaleza, hoje em um patamar abaixo e quase rebaixado na Série C. O atacante passou ainda por Al Ahli e pelo Braga, de Portugal. Reserva durante boa parte do Campeonato Cearense, ganhou a posição de Iarley no início do Campeonato Brasileiro e não saiu mais do time. Sua afirmação se deve muito ao treinador Vagner Mancini, que costuma deixar ótimo legado nesse sentido pelas equipes pelas quais passa, casos de Vitória e Santos, por exemplo.

Com pinta de jogador que vai vingar, Osvaldo só precisa se livrar da sombra de Misael, que surgiu em circunstâncias semelhantes pelo mesmo Ceará, em 2010, e fracassou ao se transferir para o Vasco no início desse ano. Não parece ser o caso de Osvaldo: sua personalidade e talento para fugir da marcação são características que chamam e muito a atenção. É a grande bola da vez no mercado de jogadores a custo zero.

Obs.: Confira esse trabalho nosso no Portal Terra com 44 jogadores e seis técnicos em reta final de contrato

Nenhum comentário: