terça-feira, 18 de outubro de 2011

A joia 100% botafoguense


Ser líder pelo Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde a 16ª rodada da temporada 2007 é tudo o que espera o Botafogo, nesta quarta-feira, contra o Santos e Neymar na Vila Belmiro. Voltar a pontear a Série A após quatro anos, e a oito jogos do fim da competição, tem um significado tremendo no processo de recuperação botafoguense que passa pelas finanças, pela infraestrutura, pelas categorias de base e, claro, pelo time principal. Nele, poucos brilham mais que o surpreendente Elkeson e seus oito gols na Série A.

O jogador é uma surpresa desde sua contratação, conseguida com força nos bastidores contra a concorrência fortíssima do Fluminense em negociação triangular com Vitória e o Benfica, de Portugal. Elkeson promete ser, no futuro, a primeira grande negociação do Botafogo com o exterior em muitos e muitos anos. E há algo ainda mais especial com ele: 100% de seus direitos econômicos são botafoguenses. Algo que, infelizmente, é coisa mais que rara no futebol brasileiro.

Vice-campeão da Copa do Brasil com o Vitória, que também tinha os pratas da casa Anderson Martins, ex-Vasco, e Wallace, do Corinthians, Elkeson teve segundo semestre difícil e não evitou a queda do rubro-negro para a Série B. No Botafogo, se reencontrou como meia-central no sistema de sempre do Botafogo, o 4-2-3-1, mas também brilha quando é deslocado para a ponta, como ocorreu contra o Corinthians. O chute firme e a potência física são as principais marcas de quem, na adolescência, assumiu ser gato em dois anos e mesmo assim não foi dispensado do Vitória.

Elkeson se sobressai também porque faz parte de um time organizado, onde as responsabilidades são bem repartidas e nomes experientes como Jefferson, Marcelo Mattos, Renato e Loco Abreu transmitem muitas coisas boas. Assim, a seguir nessa toada, ele tem tudo para render dois dígitos de milhões de euros em uma grande negociação com o exterior. Se agora ele e o Botafogo só pensam em liderar o Brasileiro, mais à frente podem colher ainda mais bons frutos. Elkeson é uma joia e, mais importante, 100% botafoguense.

- No Terra: confira 22 talentos fatiados do futebol brasileiro

Nenhum comentário: