sábado, 7 de julho de 2007

São Vicente joga sua vida no domingo


Futebol é futebol e não importa a divisão, o país, o campo e os jogadores. A paixão pelo esporte é arrebatadora e faz com que, em pleno domingo de sol, os fanáticos pelo esporte e pelo alvinegro calunga se dirijam ao Mansueto Pierotti, em São Vicente-SP, para conferir do que serão capazes Cobrinha e companhia.

Para classificar no último jogo da primeira fase, o São Vicente Atlético Clube precisará de milagre. Aliás, mais que um milagre. Nas cabeças está o Pão de Açúcar Atlético Clube, líder da chave e adversário deste domingo. Além de precisar vencer o papa-tudo da Segunda Divisão, o alvinegro ainda tem que secar Jabaquara ou Elosport, terceiro e quarto colocados respectivamente.

A vida do São Vicente nesta competição é repleta de feitos incríveis. Após terminar o primeiro turno em segundo lugar, brigando pela liderança, as coisas degringolaram no Parque Bitaru. Jovenil Calixto, treinador do time, perdeu o comando, fez escolhas ruins e, os próprios jogadores, caíram vertiginosamente de rendimento após boatos que davam conta de interesse de equipes maiores.

Com a chegada providencial de Naldo, novo técnico, vice-presidente e, por tabela, sogro de Robinho, os resultados melhoraram. Uma vitória briosa na última semana fez com que o São Vicente respirasse na tabela.

Curiosidades:

* Não falo sobre o assunto por ser maluco. É que tenho a honra de comentar parte dos jogos do São Vicente pela TV Primeira. Uma experiência indescritível.

* Por questões estratégicas (e discutíveis) da Federação Paulista de Futebol, o campeonato é chamado como da Segunda Divisão. Na verdade, é a quarta, pois vem atrás das séries A-1, A-2 e A-3.

* Nos últimos anos, o São Vicente revelou quatro jogadores do elenco profissional do Santos: o zagueiro Marcelo, o lateral Carlinhos, o volante Adriano e o atacante Renatinho. Segundo se comenta, Cobrinha, atual artilheiro dos vicentinos na Segunda Divisão, poderia ser o próximo. Na verdade, o camisa 11 já poderia estar na Vila Belmiro, não fosse uma lesão de joelho há três anos atrás.

* O Mansueto Pierotti fica localizado no bairro do Parque Bitaru, mesmo local onde nasceu e cresceu Robinho, ídolo local.

* Na Segunda Divisão, só são permitidos três jogadores acima dos 23 anos. Daniel, capitão do São Vicente, é a referência da equipe entre os nomes experientes.

* Na primeira fase, são oito grupos com oito equipes e avançam os quatro primeiros. Por questões financeiras, o chaveamento faz com que os times sejam divididos por regiões. No grupo 6, por exemplo, além de São Vicente, estão Jabaquara, AD Guarujá, Barcelona de Ibiúna, PSB São Bernardo, Elosport, Pão de Açúcar e Taboão da Serra.

4 comentários:

Luiz Fernando Bindi disse...

O futebol "pequeno" é onde se encontra o verdadeiro amor pelo esporte!

Maurício disse...

Po que massa!

Anônimo disse...

Se não fosse tão longe e, principalmente, tão cedo em um domingo, teria ido ao jogo.

Juliana Loreto disse...

heeey!
e eu sou espectadora assídua dos jogos do SV!!! além de ir em todos os jogos tbm :)
hahahaha
bjoooo
(L)