quarta-feira, 11 de julho de 2007

Torcedor e secador


Xico Sá, primoroso colunista da Folha de SP às sextas-feiras, geralmente faz trocadilhos que envolvem o torcedor de futebol em geral e o gostoso hábito de secar. Torcer contra é tão ou mais gostoso que torcer a favor, pois envolve um sentimento meio pitoresco, em que o secador pouco se importa se o secado ganhar.

Muitos, muitos brasileiros têm secado. Mas não o adversário, e sim o próprio time, no caso, a seleção brasileira. Ou da CBF, como você leitor preferir. O torcedor, não necessariamente bem conceituado, não se identifica mais com o time. Já se ligou quem é Ricardo Teixeira e toda a corja que comanda o futebol brasileiro. Também já sabe o quão vestibulando é Dunga, cujas escolhas nos fazem voltar dez ou quinze anos atrás, no tempo que foi chamado, incrivelmente, de A Era Dunga.

A capa da revista Placar de Julho (foto) é sintomática. Polêmica, mas sintomática. A camisa verde-amarela, na lata do lixo, representa o amor desiludido dos brasileiros. Não há mais jogadores representativos de clubes nacionais por lá. O povo também não vê mais a seleção. A não ser que more em Londres ou Dortmund. Kaká e Ronaldinho, embora tenham total razão, não tomaríam a decisão tomada em outros tempos.

E por fim, o que poderia salvar tudo isso, não se salva. O futebol jogado pelo time de Dunga é triste, retrógrado e engessado. Júlio Baptista, que tem ido bem é verdade, é "o camisa 10". Não poderia ser. Mineiro e Josué, como vértices de um losango, se sentem totalmente fora de lugar. Doni, nosso goleiro, é pior que pelo menos outros cinco selecionáveis. E o futebol jogado, amigos, é pra se secar.

Chegar até a finalíssima da Copa América, vencendo jogos de maneira enganosa vai mascarar um triste período da amarelinha. Uma derrota justíssima contra o México; uma vitória sobre o Chile com pênalti tolo e lampejos de Robinho; outro êxito diante do Equador em noite modorrenta; e novamente os chilenos, em uma ressaca de dar dó ao Íbis. Se o Brasil continuar assim, com Dunga e seus volantes, não vence o hexa nem morto.

Por isso senhores, sequem o Brasil. Pelo bem dele mesmo.

9 comentários:

Gerson Sicca disse...

Legal o comentário. Faz tempo q eu perdi a motivação para torcer "as ganhas"para a seleção. Ontem assisti com frieza aquela decisão por pênaltis. O jogo foi uma piada.

Anônimo disse...

Comentava ontem com o Maurício. Nossa cobrança sobre o Brasil é muito grande. Com as outras seleções, somos mais bondosos.

A Argentina vem vencendo e jogando melhor que o Brasil. Mas não está jogando tão bem assim. Mas dizemos que a Argentina está bem.

Se o Brasil tivesse a campanha da Argentina, pediríamos mais um meia, talvez um terceiro atacante... diríamos que não tínhamos vencido ninguém até o momento. Enfim, a cobrança é muito diferente.

Isso, de nenhum modo, cancela o fato de que o Brasil tem, sim, jogado mal.

Arthur Virgílio disse...

O que eu temia aconteceu, uma final contra a Argentina. Seja o que Deus quiser. Tomara que Dunga escale Diego ou Anderson no lugar de Gilberto Silva, suspenso.

Não é uma derrota contra a Argentina, que vai tirar Dunga da seleção, por isso cabe a nós, mesmo a contra gostos, torcer para vencer os hermanos.

Anônimo disse...

Quando o time é bom, é fácil torcer...agora que a coisa tá feia todo mundo larga o osso. Brasil sempre! Não é perdendo que a coisa vai melhorar, pode ter certeza

Unknown disse...

Se fosse só a "principal" que desse desgosto de que poderia estar jogando muito melhor, não teria problema, mas ao ver a Sub-20 padecendo pelo mesmo mal, já é de dar nos nervos.

02 técnicos ínúteis, convocam mal e escalam pior ainda. Não sabem montar um time, dar um dadrão tático e explicar pros seus jogadores o que fazer dentro de campo. Isto é inaceitável!

Ontem no mundial sub-20, o Brasil perdeu por extrema burrice do Nelson Rodrigues. Claro que a Espanha não é um time ruim e teve méritos para alcançar a vitória.

Sobre a Copa América vi gente aqui falando que a Argentina não está jogando tão bem, então eu não sei mais nada. Ontem contra o México foi baile, apesar de ter sido um confronto equilibrado. Achei que a albiceleste matou o jogo na hora certa. Messi, Riquelme, Véron e Mascherano jogaram demais.

Abraço Dassler. ;]

Anônimo disse...

Não é nem questão de secar, é torcer contra mesmo, timeco essa seleção, seleção exclusivamente da CBF, do ninho da corrupção do futebol lá no Rio de Janeiro.

Torço para uma goleada da Argentina, show mesmo de Riquelme, Messi & Cia.

Mas não será fácil, o Brasil tem boas chances de ganhar, porque a Argentina sempre afina quando pega o Brasil fora do seu território, mas se Deus quiser eles vão fazer jus ao futebol bonito e supostamente organizado, porque qualquer futebol é mais organizado que o da CBF.

Anônimo disse...

Pior que acho que vai acontecer igual à Copa América 2004: Argentina jogando mais, dominando o jogo, e no fim, o Brasil leva a taça. E Dunga continua (ai meu Deus!)

Anônimo disse...

Obrigado por concordar comigo. Cheguei a temer que dissessem que eu era louco de torcer contra.

André Rocha disse...

Não torcerei contra. Não consigo. Mas uma coisa desta vez será diferente: Se perder, ainda que levando show dos "hermanos", não ficarei tão triste. O lado positivo dessa possível (e provável) derrota é alentador. Ainda que Dunga permaneça.