domingo, 2 de março de 2008

Valdívia decidiu!


Há poucas semanas, este blog questionava a importância de Valdívia nos lances de fato importantes para o Palmeiras. Desde então, curiosamente, o chileno vem em grande e iluminada fase. Contra o Corinthians em clássico celebrado por surpreendentes 50 mil pessoas no Morumbi, se não foi constante, o Mago foi crucial nos momentos mais agudos. Especialmente, claro, no gol.

Essa é apenas uma das lições do clássico de maior rivalidade na capital paulista. Pelos lados verdes, Denílson foi uma boa mexida de Luxa, assim como o elétrico Kléber foi importante quando a zaga corintiana já tinha a língua de fora. Além dele, Henrique foi o ponto alto do sistema defensivo palmeirense, praticamente intocável diante da fragilidade do ataque corintiano. Léo Lima, disposto e "mais protegido", rendeu surpreendentemente bem e lutou bastante.

No Corinthians, ainda que possa se criticar o pouco arrojo de Mano, pouco dispunha de material humano, o alvinegro, para jogar lá na frente, pressionando o Palmeiras. Certamente aí um sinal do que fazer para a Série B. Chicão e especialmente William fizeram um ótimo jogo, assim como Júlio César colocou fim às dúvidas com outra atuação notável embaixo dos paus. Após três temporadas no marasmo, JC provou porque, na base, era o titular à frente de Marcelo.

Para o fraco desempenho ofensivo corintiano, talvez se possa criticar as baixas atuações de Lulinha e principalmente André Santos, assim como a recorrente subestimação ao futebol do menino Éverton Ribeiro. A derrota do time de Mano Menezes, contudo, não pode e não deve significar algo trágico. Talvez estivesse no script.

Além de Valdívia, vale reconhecer o bom olhar de Luxemburgo para o clássico. A escalação inicial foi irretocável e, as mexidas após o intervalo, cirúrgicas. Para a briga pelo G-4, tudo parece indefinido. Corinthians, Palmeiras e São Paulo podem chegar. Juntos, inclusive.

2 comentários:

Gerson Sicca disse...

Não vi o jogo, mas para mim Valdívia tem tudo para ser disparado o melhor jogador do futebol brasileiro. Basta ter um pouco mais de seriedade.

Unknown disse...

Guará, Corinthians, São Paulo e Palmeiras.. os 4 q vão se classificar. o resto não tem tanta força.
E convenhamos, era um jogo só de 3 pontos. Q venha os porcos na semi!

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/