domingo, 15 de junho de 2008

Jogo a jogo e seleção da rodada - 06


SELEÇÃO DA RODADA

Victor (Grêmio)
Coelho (Atlético-Mg)
Henrique (Palmeiras)
Miranda (São Paulo)
Leandro (Palmeiras)
Pierre (Palmeiras)
Cleiton Xavier (Figueirense)
Valdívia (Palmeiras)
Petkovic (Atlético-Mg)
Borges (São Paulo)
Marcel (Grêmio)

FLAMENGO 2 x 4 SÃO PAULO

Provavelmente o melhor jogo do Campeonato Brasileiro de 2008 até aqui. Um Flamengo que, mesmo perdendo, deixou virtudes evidenciadas, e um São Paulo jogando ao seu melhor estilo do ano passado - sendo pressionado, mas muito eficiente na hora de concluir. Caio Júnior repetiu o seu Fla, diferente do de Joel, com um losango no meio-campo. Muricy também só fez uma alteração em relação ao time que goleou o Atlético na última rodada, trocando o convocado Hernanes pelo carrapato Zé Luís.

Era um São Paulo que, mesmo com menos tempo de posse de bola e teoricamente pressionado, com o adversário territorialmente avançado, levava perigo em rápidas estocadas. Numa delas, Hugo e Borges construíram o gol são-paulino, em cochilo da defesa flamenguista. E assim foi ao longo dos 90 minutos, onde Marcinho esteve bem vigiado, assim como todo o setor ofensivo do
Flamengo.

Uma partida que passou despercebida em um sábado de tantos jogos, mas que contou com ótimo público no Maracanã e bom futebol de duas equipes que, possivelmente, estarão entre os primeiros em dezembro. Em 2007, o São Paulo foi campeão e o Fla terceiro.

GOIÁS 0 x 3 GRÊMIO

Não havia mais clima para Vadão continuar no Serra Dourada após uma derrota tão contundente. Em mais uma temporada, o esmeraldino começa tudo do zero no meio da temporada, trazendo Romerito, Adriano Gabiru e Iarley, que já estreou na vitória gremista. O time de Celso Roth marca demais e é eficiente nas bolas paradas e no contra-ataque, marcas da vitória em Goiânia, com Marcel ganhando moral no Olímpico com dois gols. Mesmo sem titulares importantes, como Pereira, Eduardo Costa e Soares, o tricolor fez uma partidaça.

NÁUTICO 1 x 1 VASCO

A pouca técnica das equipes e o estado horroroso do gramado no Arruda fizeram com que, sob muita chuva, Náutico e Vasco fizessem um duelo ríspido e de muita competitividade - como já fora em 2007, aliás, no jogo disputado nos Aflitos. Lopes tentou Vinícius, ex-Palmeiras, na vaga de Morais, mas os vascaínos têm crescido mesmo é quando Jean vem do banco. Wellington, de bicicleta, marcou o golaço alvirrubro, mas perdeu pelo menos outras duas boas chances. No fim, um resultado satisfatório para ambos.

PORTUGUESA 1 x 0 ATLÉTICO-PR

Muita movimentação na primeira etapa, mas o Atlético poderia ter sido mais incisivo para trazer pontos do Canindé. Lá, aliás, a Portuguesa vence a segunda consecutiva e respira. Washington é uma ótima opção para o ataque luso, mas desperdiçar a experiência e oportunismo de Christian não é uma boa. Diogo fez outro grande jogo e a volta de Ferreira é uma excelente notícia para o Furacão. Ah, Gavillán estreou pela Lusa.

CORITIBA 0 x 0 VITÓRIA

Jogo muito morno do Coritiba, que vem sentindo a falta de Keirrison no comando de ataque. Hugo, seu substituto, oscila demais, e perdeu pênalti contra o Vitória. Mesmo com uma formação ofensiva, característica de Dorival Júnior, o Coxa parou nos baianos, que deixaram a capital paranaense aparentemente satisfeitos pelo ponto conquistado fora de casa. Os alviverdes não vencem desde a estréia na Série A e os bons empates contra São Paulo e Cruzeiro, no fim das contas, pouco valem na tabela.

FIGUEIRENSE 3 x 1 SPORT

O lance do primeiro gol do Figueira é típico de uma equipe desatenta, como costuma ser com quem ganha um título e joga poucos dias depois. Com boa organização tática e mais disposição, construiu o placar nos contra-ataques e, com Guilherme Macuglia enfim venceu no Brasileirão. Mas é pouco para se afastar das últimas posições. E o Sport, aliás, caiu sete posições na classificação.

INTERNACIONAL 2 x 1 BOTAFOGO

Dois treinadores apenas iniciando um trabalho. No Beira Rio, com mais competência e também um time melhor, era o Internacional o grande favorito. Sem Fernandão - negociado -, Nilmar e Alex, foi ainda um Inter bastante diferente, mas com mais determinação e poucas diferenças na parte tática. Vitória importante para dar confiança a um time que vinha claramente desmotivado.

PALMEIRAS 5 x 2 CRUZEIRO

O suposto renascimento palmeirense no Campeonato Brasileiro tem um porém: os primeiros 29 minutos de jogo no Parque Antártica. Até a expulsão de Thiago Martinelli e o gol de empate, em pênalti cobrado por Alex Mineiro, o Cruzeiro sobrava dentro de campo e o Palmeiras, estático, não via a cor a bola. Os então líderes do Brasileiro jogavam com desenvoltura, com Ramires mais meia e menos volante, jogando pela direita, e Marcinho confundindo a marcação dos donos da casa.

Contudo, deve-se dizer, o Palmeiras nos 60 minutos restantes de jogo, foi absoluto. Luxemburgo foi instantâneo e eficiente ao mandar Diego Souza para o jogo e pressionar o Cruzeiro em seu campo de defesa. Adílson retraiu demais seu time, e pagou por isso, saindo do Parque Antártica com um goleada impiedosa na bagagem e a primeira derrota na competição.

FLUMINENSE 1 x 1 SANTOS

O discurso de esquecer a Libertadores durou pouco para o Fluminense, pela segunda vez consecutiva mandando para o jogo o que Renato Gaúcho tinha de melhor. Após um início bom de partida, o Flu relaxou, deu espaços e se viu razoavelmente dominado por um Santos claramente em um estágio técnico muito aquém da equipe Tricolor. É um ponto que dá moral para o trabalho que poderá ter Cuca até o próximo domingo, e que torna ainda mais preocupante a Série A para o Fluminense, ainda que com boas chances de conquistar o maior título de sua história.

ATLÉTICO-MG 4 x 2 IPATINGA

O Atlético teve, no Ipatinga, o adversário que todo mundo precisa quando está em crise. Assim, Gallo armou um Atlético veloz, com Eduardo e Beto na frente, e Coelho em ótima jornada. Bastou para vencer o Tigre do Aço mesmo com dez jogadores. Resta, agora, ver como se comportarão os atleticanos nas próximas rodadas, com dois jogos fora de casa - Náutico e Figueirense - e o clássico contra o Cruzeiro na seqüência.

3 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Como é bom ver o Cleiton Xavier novamente respeitado no Brasil. Trata-se de um grande jogador. Ele é o motor do time do Figueirense, quando ele joga, o time vai bem. Quando ele não está inspirado a situação fica complicada.

Victorino Netto disse...

O Tricolor do Morumbi parece estar reagindo... E acreditando em uma realidade muito mais palpável com Aloisio no ataque junto com o brigador Borges... E o esforçado Hugo no meio... O São Paulo entra na briga do Brasileiro. Tudo está em aberto... O Cruzeiro sem M. Moreno, o Palmeiras e o Grêmio oscilando, assim como o Inter (agora sem Abel), também tem chances (pelo menos até agosto, depois tudo muda!!!)... Santos e Botafogo vão melhorar... Fluminense e Atlético/MG também vão precisar reagir... E o Vasco que se cuide!!!

Gerson Sicca disse...

Fla e São Paulo foi um bom jogo mesmo. O time paulista deve engrenar a partir de agora.