segunda-feira, 30 de junho de 2008

Jogo a jogo e seleção da rodada - 08


SELEÇÃO DA RODADA

Fábio Costa (Santos)
Elder Granja (Palmeiras)
Sandro (Fluminense)
André Dias (São Paulo)
Juan (Flamengo)
Pierre (Palmeiras)
Charles (Cruzeiro)
Petkovic (Atlético-Mg)
Carlinhos Paraíba (Coritiba)
Borges (São Paulo)
Obina (Flamengo)

CRUZEIRO 1 x 1 SÃO PAULO

Tinha tudo para ser o melhor jogo do primeiro turno, provavelmente. Cruzeiro e São Paulo, porém, não foram exatamente brilhantes, embora quem assistiu à partida pode se dizer satisfeito. A Raposa, com dois laterais defensivos (Jonathan e Marquinhos Paraná), usou e abusou do meio-campo criativo que tem, com Fabrício e Charles distribuindo bem o jogo e Guilherme sempre perigoso. Quem menos aparecia era Ramires, um pouco hesitante.

Em 45 minutos, o Cruzeiro foi mais time e prendeu o São Paulo na defesa. Com boa jogada de Weldon e Jonathan, dois perseguidos pela torcida, os cruzeirenses acharam espaços e fizeram o primeiro gol. Na segunda etapa, providencial a reação são-paulina, com gol instantâneo de Borges. No fim, o atacante foi quem voltou a ter a melhor chance dos últimos 45 minutos, parando em Fábio, entretanto. Um resultado satisfatório para o Tricolor, um empate que poderia ter sido vitória para os donos da casa. A alteração de Weldon por Bruno foi desastrosa.

GRÊMIO 1 x 1 INTERNACIONAL

Tite armou bem o time e o Internacional foi melhor dentro do Olímpico ao longo de quase toda a partida. Taison foi uma grata surpresa e deixou o Gre-Nal elogiado. Só não se pode dizer o mesmo de Renan, que teve uma atitude lamentável, foi expulso, e ainda deu de presente o gol para o Grêmio. No fim das contas, um empate que não é suficiente para erguer a moral Colorada, mas que mostra que a equipe pode fazer mais no Brasileiro.

PALMEIRAS 2 x 0 NÁUTICO

Não foi exatamente um grande jogo do Palmeiras, mas o Náutico facilitou as coisas ao ficar o primeiro tempo todo atrás. Em 30 minutos de jogo, a posse de bola palmeirense era de aproximadamente 70%, mas o time de Valdívia só chegava mesmo quando Elder Granja aparecia no ataque para armar. Enquanto Everaldo era o lateral, isso era bem controlado. Quando Itaqui veio pro jogo, com a saída de Vágner, os espaços aumentaram. E surgiu o pênalti totalmente inexistente marcado por Marcelo de Lima Henrique, mas em jogada de Granja.

No segundo tempo, o Náutico até tentou sair de trás, mas o Palmeiras foi bem na marcação e contra-atacou com a entrada de Denílson para explorar as costas de Ruy. Assim, já perto do fim do jogo, os palmeirenses chegaram ao segundo gol. Se não foi uma partida briosa, ao menos o time de Luxemburgo não correu riscos.

FLUMINENSE 0 x 0 BOTAFOGO

Mesmo com o time reserva do Fluminense, o Botafogo jogou muito mal e isso é preocupante para os botafoguenses. E mesmo jogando bem e dominando a partida, o Flu não ganhou. E isso também é preocupante para os tricolores. As boas novas ficam pelo que jogaram Anderson, Sandro e Tartá, principalmente. Já se vale questionar se é válido manter Geninho no Botafogo.

SPORT 1 x 2 FLAMENGO

Um gramado horrível na Ilha do Retiro para receber o Flamengo, que trouxe valiosos três pontos na bagagem. Juan não fez um grande jogo, mas deu duas assistências para dois gols de Obina. O centroavante, aliás, merece sim a titularidade - Souza não convence há muito tempo. Importantíssima a vitória flamenguista, suficiente para isolar o time na ponta da tabela. Na Ilha, aliás, o Sport não havia perdido esse ano, ganhando 17 de 20 jogos. Méritos para o Fla.

ATLÉTICO-PR 1 x 1 CORITIBA

Um jogo bastante parelho na Arena da Baixada e o Coritiba, a despeito de ter achado um gol no final, sai com o retrospecto negativo de quatro anos sem vencer o rival em seus domínios. No primeiro tempo, com uma formação mais ofensiva, com dois meias e dois atacantes, o Atlético foi melhor, mas Edson Bastos não deu hipóteses. O segundo tempo foi o contrário do primeiro, com Galatto brecando a reação alviverde, liderada por Carlinhos Paraíba. No fim das contas, um empate justo e satisfatório por um bom Atle-Tiba.

FIGUEIRENSE 1 x 1 ATLÉTICO-MG

É inacreditável, mas Edson teve uma ótima atuação no Orlando Scarpelli, na estréia de PC Gusmão. Quando Cleiton Xavier joga bem e o adversário não é muito forte, dificilmente o Figueira perde. Foi o que houve neste domingo, em que só Petkovic mostrou disposição e principalmente qualidade. O Galo, se não se mexer, vai sofrer muito ainda no ano do centenário.

PORTUGUESA 0 x 0 SANTOS

O Santos foi valente e esse é o primeiro requisito para uma equipe sair da crise. Mas foi pouco. Kleber e Kleber Pereira jogaram muito mal e precisam chamar mais a responsabilidade. Foi o que fez Fábio Costa, com pelo menos três defesas de primeira linha, impedindo o pior no Canindé. A arrumação de Cuca foi confusa, e faltou alguém para organizar o jogo. Wesley não pode receber esse papel.

Já a Portuguesa foi bem e mostrou que, se mantiver essa linha, passará longe do rebaixamento. Marcou muito no meio-campo e teve em Diogo e Edno seus jogadores mais perigosos, mas incapazes de balançar as redes diante de Fábio Costa.

VASCO 4 x 2 IPATINGA

O Vasco tinha a vitória como obrigação, mas não convenceu em São Januário. O Ipatinga foi valente, teve bons momentos após sofrer os dois primeiros gols e poderia até ter saído com um ponto, não fosse o pênalti bizarro assinalado por Heber Roberto Lopes. Alex Teixeira fez dois gols, mas não jogou bem, e por isso fica de fora da seleção. E o Vasco precisa jogar mais nos próximos jogos - Edmundo fez falta de novo.

VITÓRIA 3 x 0 GOIÁS

É de se louvar a recuperação do Vitória. Antes, mesmo quando ganhava, o Leão não convencia. Agora, Vágner Mancini ajeitou a equipe, que é bastante potente e rápida no ataque. E ganha os jogos que precisa. Assim, já está na zona da Sul-Americana e pode fazer uma boa Série A no ano da volta. Não foi exatamente um jogo tranqüilo para os baianos, mas o Goiás se iludiu um pouco com a goleada sobre o Santos e foi prejudicado pela expulsão de Pituca, aos 15min do segundo tempo.

Nenhum comentário: