segunda-feira, 23 de junho de 2008

Jogo a jogo e seleção da rodada - 07

SELEÇÃO DA RODADA

André Luís (Portuguesa)
Léo Moura (Flamengo)
Ernando (Goiás)
Thiago Heleno (Cruzeiro)
Jadílson (Cruzeiro)
Fabrício (Cruzeiro)
Martinez (Palmeiras)
Carlinhos Paraíba (Coritiba)
Roger (Grêmio)
Weldon (Cruzeiro)
Iarley (Goiás)

GRÊMIO 3 x 0 ATLÉTICO PARANAENSE

O Grêmio não precisava de dois pênaltis suspeitos para vencer o Atlético Paranaense no Olímpico. Foi um jogo praticamente perfeito do Tricolor Gaúcho, que conseguiu se impor pela técnica, pela tática e pela vontade sobre um Furacão que ainda não tem identidade. É a terceira vitória consecutiva da equipe de Celso Roth, fazendo uma grande campanha, indiscutivelmente.

A linda atmosfera propiciada pela torcida gremista, aliás, merece citação. Com muita disposição dos volantes Rafael Carioca e William Magrão, além dos alas Paulo Sérgio e Helder, o Grêmio jogava com naturalidade, comandado por Roger, grande destaque da rodada. Só na primeira etapa, o camisa dez havia finalizado ao gol com perigo em três oportunidades, além de ter cavado a expulsão de Fahel. Ele continuou bem após o intervalo, sofrendo a segunda - e a única válida - das três penalidades assinaladas por Guilherme Cereta da Lima.

O Atlético, ainda que prejudicado pela expulsão precoce, foi um esboço de time. Márcio Azevedo era uma avenida pela lateral-esquerda e o meio-campo simplesmente não jogou. Roberto Fernandes tenta montar uma equipe ofensiva, cheia de meias e atacantes. Mas o Furacão havia se acostumado, com Ney Franco, a atuar de outra maneira. Essa mudança de postura deve levar um bom tempo de adaptação. E será sempre prejudicada quando encontrar um adversário bem armado, como foi o Grêmio no domingo.

SANTOS 0 x 4 GOIÁS

Após o empate com o Fluminense, Cuca e todo o elenco comemoravam os dez dias para se preparar. Através desse prisma, a derrota em casa por goleada é uma ofensa à camisa santista, sobretudo pela forma com que se portava o Goiás desde que perdeu o título estadual. Explorando os contra-ataques e a desatenção do Peixe, Iarley, Romerito e Alex Terra fizeram a festa e promoveram a contundente vitória esmeraldina, já na estréia de Hélio dos Anjos. Agora, tem como entender por quais motivos Tiago Luís não jogou?

NÁUTICO 2 x 1 ATLÉTICO-MG

Foi um Náutico diferente em relação ao que havia empatado os últimos dois jogos. Felipe pediu para não jogar, em razão da indefinição de seus problemas contratuais e Leandro Machado jogou com uma linha de quatro na defesa: Ruy, Negreti, Vagner e, pela esquerda, o zagueiro Everaldo - no meio, entrou o jovem e talentoso Helton, responsável pela assistência do gol da vitória. Wellington, o autor, fez seu 18º no ano. A vitória Timbu, que deixa o clube no surpreendente quarto lugar, comprova que o Atlético Mineiro ainda tem um longo trabalho pela frente neste Campeonato Brasileiro.

IPATINGA 1 x 3 FLAMENGO

O Flamengo não podia pensar em outro resultado além da vitória. E a construiu com segurança, diante de um Ipatinga que sofrerá muito em 2008. Aos poucos, Caio Júnior vai transformando a equipe de Joel, fazendo um meio-campo criativo e compacto, como se vê pela construção do segundo gol, de Ibson. Um Fla que dá pinta de brigar pelo título e, desta vez, desde o início.

VASCO 0 x 2 PALMEIRAS

O Palmeiras controlou todo o jogo diante de um Vasco que carece de um meio-campo que saiba jogar, sobretudo pelas ausências de Leandro Bomfim e de um meia que faça o ataque jogar. Sem Edmundo, o time de Antônio Lopes também contou com um apagado Jean, sempre assim quando inicia o jogo. Mesmo sem brilhar, o Verdão venceu ao natural e vai ganhando confiança, o mais importante no trabalho de Luxemburgo nesse momento.

VITÓRIA 2 x 1 INTERNACIONAL

Muita velocidade e coragem são as virtudes do Vitória, que vai fazendo um bom campeonato para quem acaba de chegar. Vágner Mancini parou de mudar o time e a tendência é ir crescendo ao longo do torneio. Marquinhos é cada dia mais referência e decisivo, tendo feito um gol e dado outra assistência para Willians. Resultado, de qualquer forma, bastante ruim para um Inter que esperava deslanchar, mas sofre muito e perdeu a identidade.

SÃO PAULO 1 x 0 SPORT

Foi um São Paulo totalmente seguro após o intervalo. Marcando na frente, trocando passes e procurando espaço na defesa do Sport, que também abdicou do ataque e só conseguiu contragolpear com perigo no primeiro tempo. É o time que agrada Muricy e lhe faz derramar elogios após o fim do jogo, reconhecendo, claro, as limitações. Mesmo sem Hernanes e Alex Silva, o Tricolor contou de novo com Hugo, com mais uma ótima partida.

CORITIBA 2 x 1 FLUMINENSE

Não foi um Coritiba totalmente convincente, mas a equipe de Dorival Júnior, com o meio-campo mais recheado na marcação, controlou as ações e foi mais inteira que o mistão do Fluminense - que sequer teve Renato Gaúcho no banco. Marlos e Carlinhos Paraíba foram as melhores figuras de uma vitória que dá mais moral ao Coxa, que precisava vencer após cinco rodadas.

CRUZEIRO 3 x 0 FIGUEIRENSE

Weldon não é Marcelo Moreno, mas pode ser útil e parece bem melhor após uma temporada no Belenenses. Assim, Adílson vai encontrando novas soluções, como foi Camilo, fazendo as vezes de Ramires à esquerda no meio-campo em 4-3-1-2. Foi um Cruzeiro indiscutivelmente superior e com autoridade sobre um Figueirense ainda muito frágil. São quatro jogadores da Raposa na
seleção da rodada.

BOTAFOGO 0 x 1 PORTUGUESA

Que se calem aqueles que questionaram a continuidade do trabalho indiscutível de Vagner Benazzi no Canindé. Com um time frágil em alguns setores, a Lusa morde alguns pontinhos palpáveis e, assim, faz uma Série A digna. Patrício é o líder em assistências do Brasileirão. E colocou a bola na cabeça de Edno, um ótimo reforço, e que fez o gol da vitória no Engenhão. André Luís, quando acionado, foi bem, ainda que diante de um Botafogo desordenado com Geninho.

Nenhum comentário: