quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cresce, São Paulo


Uma atuação ao melhor estilo copeiro deu ao São Paulo de Muricy Ramalho a maior seqüência invicta no Campeonato Brasileiro: doze jogos. No Engenhão, o tricolor paulista foi inteligente e mostrou, ao Botafogo, o que é ser equilibrado dentro de campo. Se o Grêmio não vê ninguém à sua frente desde a 14ª rodada, certamente nunca temeu tanto a ponta quanto agora, quando tem o atual bicampeão do seu lado.

Mesmo sem limões de primeira linha, Muricy fez uma baita limonada no Morumbi. Se após o empate sem gols com o Sport na Ilha do Retiro, no início do returno, a sensação era a de que os são-paulinos haviam jogado a toalha, o tricolor engatou 12 jogos sem perder e tirou a vantagem incrível de 11 pontos que tinha dos líderes gremistas. O time desmotivado visto em Pernambuco mudou: o São Paulo engoliu o Botafogo.

É pertinente notar que a ascensão são-paulina coincide com as rodadas em que há mais tempo de um jogo para o outro. Assim, melhor fisicamente e mais bem preparado, o São Paulo pode encarar cada confronto como uma decisão e se impõe sobre os rivais. É quando há uma semana entre duas partidas que os grandes técnicos aparecem. E Muricy é certamente um dos maiores dessa turma.

No Engenhão, Ney Franco espelhou seu time com o do São Paulo, atuando no 3-1-4-2 pela primeira vez no Botafogo, contra o 3-4-1-2 tricolor. Enquanto faltava poder de penetração para Diguinho eTúlio, Jean e Hernanes, crias de Muricy, marcavam e apóiavam o ataque.

E de quem foram os gols da vitória? De Jean e Hernanes. E um pouquinho de Muricy também.

Foto: Estadão

4 comentários:

André Augusto disse...

O mérito da escalado do SP é 90% do Muricy. Por que ele vai implantando um espírito cada vez mais coletivizado para um time de atacantes ineficientes e sem um jogador de criação.

Davi da Costa Laranjeira disse...

Lembro das 3 últimas vezes que gritei gol pro São Paulo.

Gol do Adriano contra o Fluminense no Maracanã, decepção...

Gol de Dagoberto contra o Palmeiras, decepção....

Gol de Jean contra o Botafogo, alívio...

Sinto um cheiro de título.

Mas é melhor não gritar muito por enquanto...

Saulo disse...

O São Paulo não fez uma grande partida e o Botafogo não saiu com um empate por causa de um impedimento muito mal anulado. Mas, foi uma vitória importante do São Paulo que colou de vez no Grêmio.

André Rocha disse...

Dassler,

Realmente o São Paulo cresceu jogando uma vez por semana. Méritos do Muricy.

Mas não dá para fechar os olhos para o gol do Bota mal anulado que decretaria um empate que faria mais justiça ao placar e deixaria o São Paulo apenas na terceira colocação.

O campeonato é muito parelho e imprevisível. O que credencia o Tricolor são os títulos recentes, que despertam um certo temor nos adversários, e o jogo pragmático, que faz o time vencer partidas complicadas ao matar o adversário nas suas falhas, como as de Renan e Diguinho ontem.

Abraço!