terça-feira, 14 de abril de 2009

Leão de quartas


O jogo de Stamford Bridge nesta terça-feira entrou para a história. Chelsea e Liverpool viveram uma noite memorável, daquelas que acontecem uma vez na década. Ou mais. Afinal, como lembrou o companheiro Mauro Cezar, da Espn, em 101 anos, jamais Reds e Blues haviam protagonizado um 4 a 4.

É interesse notar a personalidade do Liverpool, mesmo sem seu maior jogador, Steven Gerrard. Que teria ido para o pau se fosse o jogo do título. Marcando adiantado, com três volantes fechando a saída pelo meio e com as beiradas bloqueadas para Malouda e Kalou, a ponto de Guus Hiddink mexer no time na primeira etapa. Os Reds marcavam, tomavam a bola e faziam a façanha ficar mais possível.

A defesa e o Chelsea, sem Terry, sentiam o peso de um Liverpool que se faz respeitado. Só perto do fim da primeira etapa é que os Blues acordaram e viraram para 3 a 2 após o intervalo. Quando os vermelhos devolveram a virada, de novo os Blues acusaram o golpe. Mas tiveram um Lampard enorme e um Essien voando. No fim das contas, 22 jogadores saíram de campo vencedores pela partida.

Hiddink, que leva o Chelsea às finais européias, precisará livrar um estigma de sua carreira. Salvo a Liga dos Campeões de 1988 e o Mundial de 97, esquecível aos vascaínos, jamais venceu um título expressivo no exterior. Construiu sua reputação, justíssima, chegando em semifinais. Foi assim com a Holanda na Copa de 98, com a Coréia do Sul em 2002, com o PSV na LC de 2005 e com a Rússia na Euro 2008.

Precisará, possivelmente, vencer outros dois grandes inimigos do Chelsea nas competições européias recentes. O Liverpool, dos quatro encontros em cinco mata-matas, já ficou pelo caminho. Agora é o Barça, dos duelos marcantes também em anos próximos. E é possível vislumbrar o Manchester na finalíssima. Se os Blues chegarem lá, será a chance de vingar a última final do continente. Algo que Hiddink certamente deseja muito. Um autêntico gran finale.

4 comentários:

Unknown disse...

Grande Dassler, Textos sempre muito bem equilibrados e coerentes. Parabéns pela sua honestidade e capacidade nos comentários, Sou fã e leitor assíduo deste blog, do Trivela e do Olheiros. Será que com Gerrard em campo a história poderia ser diferente? Uma daquelas respostas que nunca saberemos.
Só uma ressalva no seu post.
O mundial que o Vasco perdeu para o Real Madri foi em 1998, não em 97...
Grande abraço!

André Augusto disse...

Lampard gigante. Jogaço, com todos os ingredientes possíveis pra quem curte bom futebo, drama e êxtase.

O Chelsea, de quase "azarão", vem forte para a semi, mesmo com um Barcelona, que vem se exibindo de forma soberba em mtos jogos desta temporada. É esperar pra ver!

Gabriel Dudziak disse...

Malditos jogos de terça e quarta. Acabamos sendo privados das melhores partidas do mundo.

Juliano Macedo disse...

Caro Dassler,

Sou estudante do último ano de jornalismo e sou completamente apaixonado por esportes, em especial pelo futebol. O grande sonho da minha vida é ser jornalista esportivo e para exercitar esses planos, apresento meu blog: (MACEDO FUTEBOL CLUBE).

Gostaria que você entrasse no link acima para conhecer a minha página. Por meio do blog, quero transmitir aos que se interessam, notícias, informações, análises de jogos, entrevistas, etc. Caso goste, olhe sempre que tiver um tempo, pois vou mantê-lo atualizado diariamente.

Ficaria muito feliz com a sua visita e seus possíveis comentários, críticas e sugestões. Estou começando minha carreira e preciso de dicas de jornalistas conceituados como você.

Espero que goste.
Desde já, meu enorme agradecimento.

Um grande abraço a todos!
Juliano Macedo.
www.macedofutebolclube.wordpress.com