sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A aposta na experiência é correta


O Corinthians pensa em Iarley, Tcheco, Roberto Carlos e Alex Silva como os principais reforços para a Copa Libertadores. A aposta em jogadores experientes é certeira para uma temporada centenária que promete ter a maior pressão por um título nos 100 anos de clube. A competição provoca uma mistura explosiva no Parque São Jorge e, vale lembrar, selou os destinos de Tevez, Liedson, Edílson e Vampeta, todos ídolos, nas três eliminações da década.

Naturalmente, as questões físicas devem ser consideradas. O segundo semestre de 2009 expôs um elenco remendado e com sérias dificuldades de se juntar e ir a campo 100% no Campeonato Brasileiro. Ronaldo, a maior preocupação, só teve uma contusão casual, na mão. Mas Alessandro, Chicão, William, Marcelo Oliveira, Elias, Marcelo Mattos, Edu, Jorge Henrique e Dentinho sofreram com lesões.

A exigência física em Copa Libertadores é altíssima e exigirá um planejamento especial. O Palmeiras de 2009 é a maior lição de como não se conciliar o torneio com o Paulista. O ideal é arrebentar nos primeiros jogos da Libertadores, somar o máximo possível de pontos e encaminhar a vaga para a segunda fase. E, enquanto isso, mesclar os jogadores enquanto o Estadual não vale nada.

Voltando aos reforços, o quarteto parece uma boa escolha. Há dois bons zagueiros no clube, mas de um segundo semestre irregular. Alex Silva, que vem de lesão séria, teria os primeiros meses do ano e o início de Paulista para ganhar ritmo e quem sabe servir de opção no mata-mata. Iarley e Tcheco contribuem com experiência, conhecem a Libertadores como poucos, jogam em várias posições do meio para a frente e, provavelmente, não se importariam com a reserva. Roberto Carlos está em idade avançada, mas justamente sempre primou pela parte física. É a bola de segurança numa posição de poucos nomes.

Você se perguntou sobre Riquelme? Outro nome que sabe tudo de Libertadores. Mas um assunto que merece um só post.

3 comentários:

Matheus Cristian disse...

Acho Riquelme válido. É um monstro querendo jogar e tem experiência.
O Iarley além de experiência pode acrescentar muito no grupo e fazer muitos gols.
RC não contrataria nunca. Além da mascara danada pra mim é ex-jogador de futebol.
O Tcheco acho meio sonolento, não traria mais se vier não será uma má contratação.
Visite meu blog: http://mattew.zip.net

Fiz uma matéria especial sobre jogos memoravéis de clubes brasileiros na Libertadores da América.

Abração!!!

André Augusto disse...

Eu vejo por um outro prisma. Experi~encia é importantíssima em uma competição como a Libertadores. Mas ao apostar em jogadores em idade avançada (ainda considerando que o Corinthians já tem Edu, Ronaldo e William pra lá de 30), o time tem que trazer opções de banco razoáveis, já que as chances de contusões e outros problemas físicos aumenta sensivelmente à medida em que vc tem um elenco com média de idade alta. A lateral, além do Roberto Carlos, poderia trazer um jogador jovem para apostar.

É preciso mesclar experiência e juventude, o maior trunfo para se vencer a Libertadores, na minha visão.

Futebol ao Cubo disse...

Se permite que eu me adiante sobre Riquelme, acho uma besteira das grandes. Um time pode se dar ao luxo de ter um jogador que não ajude nada na marcação (Ronaldo), mas não pode ter um segundo que faça isso, caso de Riquelme.

Para mim, o Corinthians se colocou uma pressão pela Libertadores desnecessária ao abandonar o Campeonato Brasileiro.

Abraços!