sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Por que é o melhor


José Mourinho viveu um jogo psicológico nos últimos tempos. Afinal, foi contratado para vencer a Liga dos Campeões, como fez com o Porto, mas não vencia jogos por esta competição há oito partidas. Pior: perdia em Kiev até os instantes finais, resultado que deixava a Internazionale em frangalhos na competição europeia. Tudo virou em 180 graus no fim e gols de Diego Milito e Sneijder deram aos neroazzurri uma condição amplamente favorável para avançar. E enfim se encerrou a agonia de Mourinho.

Mourinho e a Inter venceram porque o técnico teve coragem de sobra. Espetou Thiago Motta marcando no meio para soltar Stankovic, Sneijder e mais três atacantes. No intervalo contra o Dínamo, parecia claro que só três pontos salvariam a Internazionale, que perdia por 1 a 0. Sem laterais no banco, o português foi arrojado e lançou Muntari por ali. E o ganês foi vital para o gol da virada.

José Mourinho é o melhor porque parece se ater a todos os detalhes da partida, característica que evidenciou já no Chelsea. Domina o jogo psicológico como ninguém e, de quebra, elege sempre seus jogadores como os melhores do mundo, como ele mesmo diz. Mourinho quase sempre sabe a hora de elogiar, a hora de cobrar, a hora de provocar....mas raramente irá contra os seus. Assim, por exemplo, tem conseguido domar Balotelli, um dos bons nomes na vitória heroica de Kiev.

O dom da palavra, a leitura tática, o arrojo, o domínio psicológico...Mourinho é um técnico quase completo. Lhe falta dar para a Inter um título europeu. A vitória em Kiev parece o momento que tira um time desacreditado do limbo e lhe torna campeão.

Um comentário:

Claudio Sacramento disse...

Considero Mourinho e Felipão os 2 melhores treinadores. São mais do que qualquer coisa, vencedores. Alguém que pode chegar lá...bem, está muito cedo, mas Guardiola...
Sobre o time da Inter...é bom. Melhor do que o da temporada passada. Sneijder, Milito, Thiago Motta e Eto'o foram grandes aquisições. A saída de Ibrahimovic não tem efeito pois a chegada do camaronês compensa isto. A Inter pode vencer a Liga dos Campeões? pode. Mas ainda tem que crescer ao longo da temporada. E tem potencial suficiente pra isso. Resta esperar. Embora ache que o melhor time, mesmo, seja o Barcelona. Mais forte até do que o Real Madrid, carente ainda de entrosamento. Aspecto que sobra ao time da Catalunha. Até o futebol de Ibrahimovic, de características diferentes ao de Eto'o encaixou direitinho ao modo de jogar do time. E as "pratas da casa" também estão se adaptando bem ao grupo profissional. Pedro Hernández é um exemplo disto. Claro que existe também o eficientíssimo Chelsea e o ainda forte Manchester United. O Arsenal tem um time muito talentoso mas já é mais difícil chegar ao título porque tem muitos jogadores que caem de rendimento em jogos mais difíceis. O Liverpool não é tão forte quanto Chelsea e o United e ainda está em crise. A Juventus e o Milan estão um degrau abaixo dos mais fortes. Concluindo: os favoritos a ganhar a Champions, na minha opinião são Barcelona, Real, Inter, Manchester e Chelsea.