domingo, 13 de dezembro de 2009

Os comandantes


Se não houver surpresa e Cuca, Andrade, Muricy Ramalho e Luís Carlos Goiano continuarem em seus cargos, os 20 clubes da Série A para 2010 já confirmaram seus treinadores para o próximo ano - apenas seis dias após o fim do Campeonato Brasileiro.

Daí a Renato Gaúcho ter aceitado comandar o Bahia em uma missão dura de voltar à elite. Em 12 meses do ano, o vice-campeão da Libertadores de 2008 passou 10 deles desempregado e já não tinha boa perspectiva para 2010. A lista de profissionais com o currículo na mão tem Emerson Leão, Joel Santana, Tite, René Simões, Paulo César Carpegiani, Gallo, Waldemar Lemos, Mário Sérgio e até Celso Roth, entre outros.

Serão sete novos comandantes, com a ressalva de que Ricardo Silva já era parte da comissão técnica do Vitória. Os mais antigos têm dois anos de cargo e são Mano Menezes e Adílson Batista - curiosamente, o segundo foi contratado pelo Cruzeiro ao fim de 2007 porque o primeiro preferiu o Corinthians.

Além dos dois, só Silas e Hélio dos Anjos ficaram um ano à frente do cargo. Em 2008, esse número foi maior e cinco dos clubes da Série A completaram um ano com o mesmo técnico: Dorival no Coritiba, Adílson no Cruzeiro, Nelsinho no Sport, Muricy no São Paulo e Luxemburgo no Palmeiras.

O negócio de maior impacto foi a volta a BH de um decadente, mas ainda midiático, Vanderlei Luxemburgo. Vejamos como será a relação entre ele e Alexandre Kalil, capaz de rasgar um contrato a qualquer momento. Santos e Grêmio fazem bem ao optar por Dorival Júnior e Silas, enquanto Chamusca combina com as pretensões do Avaí. O Vasco, com pouco caixa, age com correção quando escolhe Vagner Mancini. A aposta interessante é a do Inter em Fossati, um uruguaio do mundo, que fala português e conhece muito futebol.

Treinadores para 2010 na Série A:

Atlético-GO - Artur Neto
Atlético-MG - Vanderlei Luxemburgo NOVO
Atlético-PR - Antonio Lopes
Avaí - Péricles Chamusca NOVO
Botafogo - Estevam Soares
Ceará - PC Gusmão
Corinthians - Mano Menezes
Cruzeiro - Adílson Batista
Flamengo - Andrade
Fluminense - Cuca
Goiás - Hélio dos Anjos
Grêmio - Silas NOVO
Grêmio Barueri - Luís Carlos Goiano
Guarani - Osvaldo Alvarez
Internacional - Jorge Fossati NOVO
Palmeiras - Muricy Ramalho
Santos - Dorival Júnior NOVO
São Paulo - Ricardo Gomes
Vasco - Vagner Mancini NOVO
Vitória - Ricardo Silva NOVO

Nenhum comentário: