quinta-feira, 4 de março de 2010

O capitão que Capello quer


No amistoso desta quarta contra o Egito, com vitória por 3 a 1 em Wembley, Gerrard foi o primeiro capitão do English Team após o escândalo Terry-Bridge. A braçadeira, no entanto, será de Rio Ferdinand, ausente da partida por conta de uma lesão nas costas. Ele é exemplo do que pretende Fabio Capello para encerrar a sina de fracasso dos ingleses em grandes torneios, no que será provavelmente o último Mundial de Beckham, Gerrard, Lampard, Terry e dele próprio, os cinco integrantes da geração de ouro inglesa.

Em entrevista exclusiva ao Guardian, assinada por Stephen Moss, Rio Ferdinand mostra a seriedade que dá desespero aos tablóides sensacionalistas britânicos, mas um alento para uma equipe também famosa pelo desastre em suas recentes preparações. Se Dunga quer esquecer Weggis, os ingleses também elegeram esse como um problema na Alemanha. “O circo que nos seguiu foi uma piada e não quero vê-lo novamente”, critica Rio.

Ele também elogia Capello com entusiasmo e o compara a Alex Ferguson. “Brilhante, sério, com ele é preto no branco. Você sabe exatamente o que ele quer de você antes de entrar em campo e isso nos faltou nas últimas campanhas”, diz Ferdinand, que em outros trechos da entrevista se refere a Eriksson e Steve McLaren.

Na Inglaterra, há certo temor pela lesão nas costas de Ferdinand, que assegura estar 100% em breve. Restam ainda assim dúvidas na defesa, e Capello sinalizou com respostas diante do Egito. Green no gol, abdicando da experiência de David James e da boa fase de Hart. Para a lateral esquerda, sem o contundido Ashley Cole, o testado foi Baines, do Everton. Na frente, Defoe iniciou ao lado de Rooney, que segundo o italiano sempre terá um parceiro e não jogará só como no United. Nenhum dos dois brilhou, mas sim Peter Crouch, dois gols.

O English Team, a despeito dos problemas de Terry, chega firme para tentar sua segunda Copa confiando principalmente na competência e na seriedade de seu treinador. Contra o Egito, o italiano somou sua vitória de número 15 em 21 jogos, com ainda dois empates e quatro derrotas a serem relativizadas: em amistoso sem graça contra o Brasil, contra a Ucrânia com reservas nas Eliminatórias, e contra Espanha e França ainda no início de Capello.

- Leia entrevista de Rio Ferdinand
- Todos os jogos da Inglaterra com Capello (estreia 03/08)

Um comentário:

Papo de Pub - Futebol Inglês disse...

Fala, cara!

Acabei de fazer um post sobre a Inglaterra, e nele expresso o que acho sobre os goleiros.

Parece estranho pensar assim, mas, com Green no gol, a sensação é de que Capello só está com dúvida no segundo goleiro, já tendo em mente que James não precisa ser testado, diferentemente de Green.

Já Hart, se o italiano tivesse com dúvidas, o jogo ideal pra desfazê-las era hoje. De qualquer maneira, não deve sair desses nomes os convocados, ainda que quem mais tenha sido suplente nas Eliminatórias foi Paul Robinson, no banco em quatro dos dez jogos.


Abraços!