sábado, 20 de março de 2010

Quem já venceu a Liga dos Campeões na casa do maior rival?

O Ajax e a taça das orelhas: só eles venceram na casa do rival


Catalães e madrilenos já se agitam com a possibilidade de o Barcelona decidir a Liga dos Campeões no Santiago Bernabéu. O sorteio da Uefa colocou os azuis-grenás do lado visitante, o que indica que, em caso de chegar até a final, o time responsável por tentar impedir o bi europeu do Barça usará o vestiário do Real Madrid. E afinal, quem já venceu a competição na casa do principal rival?

A única vez que isso de fato ocorreu foi na temporada 1971/72: no Feijenoord Stadion, o Ajax conquistou o segundo de sua genuína trinca de títulos europeus. A rivalidade entre Amsterdã e Roterdã é histórica e foi na cidade do principal rival que os Godenzonen derrotaram a Internazionale, com Facchetti na defesa e o brasileiro Jair da Costa mais à frente. A partida terminou 2 a 0, ambos os gols de um certo Johan Cruyff.

A Inter, entretanto, tem a honra de ter sido um dos únicos dois a vencer a competição em casa. Foi em 1964/65 - 1 a 0 sobre o Benfica de Eusébio e Coluna, gol do próprio Jair da Costa. O Real Madrid, que gostaria de vencer no Bernabéu nesta temporada, foi o outro a atingir o feito: em 1957, 2 a 0 sobre a Fiorentina de Julinho Botelho, gols de Di Stéfano e Gento, as feras do time.

Atual campeão, o Barcelona é o principal candidato ao título que será disputado no Bernabéu -Manchester United, Internazionale e Arsenal, nesta ordem, são os que podem atrapalhar. É também na casa do Real Madrid que o time de Messi pode conseguir outra taça: a do Campeonato Espanhol, a ser definida na casa do Real: 11 de abril, na 31ª rodada.

- Ficha
31/05/72 - Ajax 2 x 0 Internazionale

Ajax: Stuy; Suurbier, Hulshoff, Blankenburg e Krol; Haan, Neeskens e Mühren; Cruyff, Keizer e Swart - Téc: Stefan Kovacs

Inter: Bordon; Burgnich, Facchetti, Bellugi e Oriali; Giubertoni (Bertini), Bedin e Frustalupi; Jair da Costa (Pellizaro), Sandro Mazzola e Boninsegna - Téc: Giovanni Invernizzi

Gols: Cruyff aos 47min e aos 78min
Árbitro: Robert Helles
Público: 61.354

2 comentários:

Unknown disse...

Dassler,Voce esqueceu de mencionar o Borussia Dortmund que derrotou a Juventus na Liga dos Campeões,1996-97 em pleno Olympiastadion,antigo estádio do Bayern de Munique

Então são duas as façanhas.

Dassler Marques disse...

Oi Diego, mas o rival do Dortmund é o Schalke e não o Bayern. Por isso não mencionei. Se levasse esse seu critério em conta, também teria de citar títulos ingleses em Wembley, por exemplo.

Valeu