segunda-feira, 29 de março de 2010

Os volantes do Corinthians e os meias do São Paulo


Muito do que aconteceu no Pacaembu pode ser compreendido por uma análise: o meio-campo de Mano Menezes para o clássico com o São Paulo teve três volantes: Ralf preso, Elias saindo sempre pela direita, Jucilei mais defensivo à esquerda. O meio-campo de Ricardo Gomes, pelo contrário, três meias: Cléber Santana por dentro, meio preso, Hernanes armando pela direita, Léo Lima mais à esquerda.

Em campo, o São Paulo foi o time que tocou a bola (448 passes, 56% de posse) e encontrou poucos espaços para finalizar – dificilmente se lembrará de uma boa defesa de Rafael Santos, por exemplo. O Corinthians dos volantes é o contrário: um massacre nos desarmes, com 37 roubadas do time de Mano contra 14 do time de Ricardo Gomes.

E o retrato do clássico é justamente esse: o São Paulo passando a bola e sendo pouco incisivo, tanto que encontrou dois de seus gols na bola parada, e o Corinthians desarmando sempre e espetando bolas para Danilo, Dentinho e Ronaldo, sempre com a chegada de surpresa de Elias.

De certa forma, um retrato da personalidade dos treinadores: Ricardo Gomes, cujo time vibra pouco e perdeu todos os clássicos em 2010, e Mano Menezes, sempre competitivo ao extremo nos jogos importantes.

Nenhum comentário: