quinta-feira, 22 de julho de 2010

A falta que faz William*


O pior desempenho defensivo do Corinthians em 2010 coincidiu com a ausência do capitão William, 33 anos, suspenso na derrota para o Atlético-GO. O fato de não poder contar com o jogador mais experiente da defesa, algo inclusive alardeado por Mano Menezes após o jogo, acabou tendo relação direta com o que ocorreu em campo.

Apenas duas vez em 38 jogos na temporada o Corinthians havia sofrido três gols. Uma foi contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, mas em um dia em que o goleiro Rafael Santos teve inteferência direta no resultado, falhando duas vezes de forma decisiva. E a outra em amistoso pouco importante disputado contra o Botafogo, em abril.

Há outro dado importante sobre a falta que William faz à equipe. Das sete derrotas do Corinthians na temporada, quatro foram sem o capitão em campo. Diante de Grêmio Prudente, Paulista, Botafogo e Atlético-GO, o zagueiro não jogou e o time perdeu.

O aproveitamento corintiano sem William em campo, inclusive, é baixíssimo: em oito jogos neste ano em que não contou com o capitão, o Corinthians teve três vitórias, um empate e as já citadas quatro derrotas.

Desfalcado de William contra o Atlético-GO, o Corinthians teve índices defensivos baixíssimos em dois fundamentos importantes. Os 15 desarmes realizados ao longo dos 90 minutos significaram o pior índice corintiano em roubadas de bola nas 10 rodadas do Campeonato Brasileiro.

No jogo de quarta-feira, o Corinthians foi alvo de 16 finalizações, o segundo índice mais alto de chutes recebidos pelo time durante todo o Brasileiro. Apenas contra o Santos, reconhecidamente um time ofensivo e criativo, um goleiro corintiano foi mais ameaçado na competição.

Por isso, Mano Menezes tinha lá uma certa dose de razão em seu comentário após a derrota para o Atlético-GO. "Quando sei que o William não vai jogar, sinto até um frio na espinha durante a semana".

Finalizações sofridas pelo Corinthians no Brasileiro

Contra o Santos - 17 finalizações
Contra o Atlético-GO - 16 finalizações
Contra o Grêmio - 14 finalizações
Contra o Ceará - 13 finalizações
Contra o Botafogo e o Prudente - 11 finalizações
Contra o Inter, Atlético-MG e o Fluminense - 9 finalizações
Contra o Atlético-PR - 7 finalizações

* Publicado no Terra

Nenhum comentário: