segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os líderes e os gols no apagar das luzes



Os torcedores mais pessimistas já haviam ido embora, mas Leonardo, Gum e Bruno Mendes mudaram os rumos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro com gols marcados quando as luzes já estavam perto de apagar no Estádio Independência, em São Januário e no Estádio Olímpico. O Atlético-MG ainda se permite o sonho do título brasileiro, o Fluminense respira confortável com vantagem de nove pontos e o Grêmio já joga a toalha na luta pela ponta. Sinais de que a partida de futebol, de fato, só termina quando acaba. 

Ironia do destino para o imortal Grêmio, que é justamente  a equipe que mais marcou após os 40 minutos do segundo tempo: em 30 rodadas, foram sete gols na reta final. Alguns decisivos, como o de André Lima diante do São Paulo no Morumbi. Ou os de Souza e Marcelo Moreno que garantiram vitória contra o Bahia, há 16 rodadas. Imperdoável o cochilo na frente do impetuoso jovem Bruno Mendes, ex-Guarani, reforço que chega tarde para o Botafogo. O gol de Bruno custou dois pontos para os gremistas. 

A exemplo de Bahia, Corinthians e Náutico, a dupla de líderes do Campeonato Brasileiro também chegou a seis gols após os 40 minutos na edição 2012. O Atlético-MG subiu nesse ranking graças a Leonardo, que contou com uma açucarada assistência do raçudo Bernard aos 46min. Gols no  fim, de fato, marcam a trajetória atleticana, iniciada no Brasileiro com gol de Escudero, no apagar das luzes contra a Ponte Preta, e triunfo por 1 a 0. Por sinal, ninguém faz tantos gols assim como o argentino, que também marcou contra Náutico (aos 47 min) e Inter (aos 46 min). 

Para empatar com a Ponte Preta, o time de guerreiros tricolores teve o trágico auxílio de Nielson  Nogueira Dias e um pênalti vergonhoso, mas a virada justificou o apelido aos valentes jogadores do Fluminense. Gum fez de cabeça aos 42min, o que também foi o sexto gol do Flu na reta final das partidas desta Série A. Contra a própria Ponte, há um turno em Campinas, Fred virou aos 45min e decretou uma idêntica vitória por 2 a 1. 

Ninguém neste Brasileiro sabe tão bem quanto o pontepretano que não se deve deixar o estádio antes do apito final. A Ponte sofreu incríveis 11 gols após os 40min do segundo tempo. Sem eles, seria a sexta colocada. Com eles, é o time que mais cai de rendimento desde que perdeu Gílson Kleina. Menos mal que o Brasileiro parece quase definido, com Fluminense campeão e Palmeiras na Série B. Mas espere tudo acabar. É uma boa lição deste domingo. 

Crédito foto: Dhavid Normando - Photocamera

Publicado no blog do Mauro Beting

Nenhum comentário: