sexta-feira, 2 de novembro de 2007

17 méritos: São Paulo e Muricy Ramalho


Muito já se comentou a respeito do título são-paulino, mais previsto que a Copa de 2014 no Brasil. E, por mais que se diga que os olhos estão sempre fechados para os erros que ocorrem no Morumbi, os acertos se impõem com enorme superioridade. Tanto é verdade que, ao longo das 34 rodadas já disputadas, não houve, sequer, um time capaz de representar oposição direta e contínua ao primeiro lugar do São Paulo.

De forma direta e categórica, o Papo de Craque lista 11 méritos do clube, além de outros 6 de seu treinador. A continuidade da parceria de Muricy com o clube, aliás, já é um fato elogiável, dada a instabilidade iniciada após a derrota de 4-1 para o São Caetano.

11 méritos do São Paulo

- O trabalho de contratações do início do ano se mostrou útil na reta final da temporada. Com jogadores negociados (Ilsinho, Josué, Lenílson, Edcarlos, Maurinho, Marcel, Rafinha e Thiago), lesionados com gravidade (Frédson, Reasco, Zé Luís e agora Alex Silva), além de Hugo suspenso, o elenco, ainda assim, conseguiu resistir bem.

- O suporte de Juvenal Juvêncio para Muricy Ramalho foi útil. Ainda que boa parte da imprensa tenha feito alarde e sugerido imposições do presidente, o andamento da temporada mostrou que tudo não passou de uma conversa franca e de consistência duradoura.

- Ter um elenco numeroso e qualificado, muitas vezes, significa problemas. Júnior, Jadílson e Souza foram alguns dos que, em um ou outro momento, reclamaram do banco de reservas. Além é claro de Muricy, os assuntos foram bem costurados internamente. Tanto é verdade que, Júnior, foi fundamental nos últimos jogos e terá seu contrato renovado para 2008.

- Ao contrário de clubes rivais, em especial o Corinthians, a estabilidade política do São Paulo é enorme e permite um cotidiano bastante tranqüilo.

- Por mais que se usem poucos jovens jogadores no elenco principal, e possa se criticar isso, o investimento na base segue intenso. O time foi vice-campeão da Copa SP e, em todas as categorias, possui um trabalho consistente.

- Assim como aconteceu com o Corinthians-05, o São Paulo desse ano soube usar bem a estrutura médica e fisiológica que tem. Mesmo em momentos delicados, como na seqüência de três derrotas, conseguiu administrar bem e seguir com um jogo físico, como ficou nítido contra o Cruzeiro.

- A contratação de Dagoberto já era costurada desde 2006. E, ainda que não tenha se tornado uma referência plena, o atacante foi extremamente importante. Em jogos delicados como contra Santos e Vasco, por exemplo, fez o que dele se espera. Com uma qualidade acima do comum para o futebol local, será bastante natural que, em 2008, ele cresça de produção.

- Há coisas que o clube faz e nem faz questão de divulgar. Uma delas, bem resolvida nos bastidores, foi a contratação em definitivo de Miranda, antes emprestado pelo Sochaux. Jorge Wagner, desde já, é prioridade.

- O feeling de que Breno se tornaria o que já é, claramente, era uma convicção dentro do clube. Se livrar de Edcarlos e Alex, dois jogadores estagnados no Morumbi, deu ao garoto ainda mais liberdade. Como se sabe, ele aproveitou muito bem o espaço.

- Os comentários e especulações em torno da sexualidade de Richarlyson foram uma constante no clube. A conduta interna, por mais difícil que pudesse ser, foi correta e deu ao jogador, vital para o título, tranqüilidade para trabalhar.

- Com o título garantido, o São Paulo, antes de muita gente, já pinça reforços. Contando com negociações inevitáveis em maio/junho, é preciso iniciar 2008 com um elenco que dê margem para superar os problemas que irão aparecer. Joílson, Acosta e outros atletas já têm sido procurados.

6 méritos de Muricy Ramalho

- Um dos trunfos do São Paulo é a multi-funcionalidade de quase todos os seus jogadores: Richarlyson (zagueiro, lateral e volante), Alex Silva (zagueiro e lateral), Breno (zagueiro e lateral), Leandro (ala, meia e atacante), Souza (ala, volante e meia), Jorge Wagner (lateral, volante e meia) e Hernanes (ala, volante e meia). Isso, claramente, é mérito do treinador.

- Leandro viveu um início de ano terrível no São Paulo. Problemas pessoais atrapalhavam sua cabeça e contribuíam negativamente dentro de campo. O treinador, como se sabe, foi parceiro. Na filosofia de jogo do time, ele era indispensável. E voltou a ser.

- Outro mérito de Muricy é a solidificação de Hernanes, melhor volante do Campeonato Brasileiro. Hoje, o pernambucano não é mais um curinga qualquer.

- Muricy também deve ser elogiado pela forma com que ultrapassou a difícil fase do início do torneio. Fosse outro, talvez, tivesse entregado os pontos, tamanha foram as insinuações de ingerência sobre o time.

- Mudar de acordo com o adversário é uma prática, por vezes, criticada. O São Paulo fez isso muitas vezes e não se apequenou. Pelo contrário. As variações, como contra o Palmeiras no Parque Antártica, foram sensivelmente benéficas.

- Reconhecidamente um sujeito incansável, e por vezes chato até, Muricy controlou os ânimos do grupo, que jamais esmoreceu. A seqüência de vitórias que empurrou o time até a liderança é prova disso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muricy é o melhor treinador do Brasil.

*O jogo 6 do Brasileirão do Sonho Real está a postos: Palmeiras x Cruzeiro. Abraços!

Marcus Alves disse...

Muricy foi o responsável por ter fixado Hernanes como volante. Mas demorou - e como demorou! - para colocá-lo como titular.

E não creio que foi por falta de maturidade do pernambucano, em tempo. :)

Anônimo disse...

Perfeito!

O Muricy é, como comentado aqui, o melhor treinador do Brasil, e tem todos os méritos na consolidação do Hernanes como melhor volante do campeonato.