terça-feira, 1 de abril de 2008

Sampaio e Lopes


Alfredo Sampaio chegou ao Vasco sendo classificado como auxiliar técnico de Romário. Desde o início, porém, ficava claro que o time era seu, não do Baixinho. Sampaio, que tinha no currículo um bom trabalho pelo Madureira, encarou São Januário como a grande oportunidade de sua carreira, engoliu alguns sapos e montou um time ofensivo em boa parte de seus momentos, mas cujos resultados foram discretos.

Não poderia ser diferente, aliás. O elenco vascaíno é fraco, o ambiente é horroroso e o clube, de modo geral, parou no tempo. A interferência de Romário sempre foi evidente e prejudicial. E quando o Baixinho sai de cena, é sempre a hora de Edmundo, na ciranda de São Januário. Se 2007 foi o ano da volta de Espinoza, esta é a vez de Antônio Lopes.

Será a sexta passagem do delegado pelo Gigante da Colina. Todas, somadas, dão aproximadamente 10 ou 11 anos em São Januário. Entre os títulos, a Libertadores de 1998, o Brasileiro de 1997 e o Estadual do Rio de 2003. Antônio Lopes, porém, não faz bons trabalhos há muito tempo. O último, talvez, tenha sido o Atlético Paranaense, vice da Copa Libertadores em 2005.

Campeão brasileiro com o Corinthians, o treinador não merece muitos créditos pela conquista, construída por seu antecessor, Márcio Bittencourt. Voltou ao futebol paranaense, por Coritiba e Atlético Paranaense, mas não foi bem. Deixou o CAP às portas do rebaixamento. Em 2006, foi um dos seis treinadores do Fluminense que quase caiu para a Série B. Mas recebe outra chance no Vasco. Não há como ser otimista.

______

Desde 2004, os vascaínos tiveram: Alcir Portela, Joel Santana, Evaristo de Macedo, Hélio dos Anjos, Mauro Galvão, PC Gusmão, Dário Lourenço, Geninho, Renato Gaúcho, Celso Roth, Valdir Espinosa, Romário e Alfredo Sampaio.

3 comentários:

André Rocha disse...

Dassler, é uma aposta, até certo ponto, válida.

Se o Joel, com péssimos trabalhos anteriores e imagem de ultrapassado, conseguiu levar o Mengo do rebaixamento à Libertadores, muito por conhecer o clube, o Lopes também pode recuperar o Vasco, até pelo seu histórico em São Januário. Só não pode fazer milagres com o elenco limitado. Um abraço!

Anônimo disse...

E o Vasco vai se esforçando para ser um dos candidatos sérios ao rebaixamento no Brasileirão...

Agora só falta o Romário voltar.

Anônimo disse...

AH!

Sobre o que o André disse.

A diferença é que o Joel pegou um time em baixa, mas com ótimos valores no elenco. Coisa que o Lopes não tem no Vasco.