segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jogo a jogo e seleção da rodada - 09


SELEÇÃO DA RODADA

Marcos (Palmeiras)
Léo Moura (Flamengo)
Antônio Carlos (Atlético-Pr)
Renato Silva (Botafogo)
Juan (Flamengo)
Serginho (Atlético-Mg)
Alan Bahia (Atlético-Pr)
Cleiton Xavier (Figueirense)
Alex (Internacional)
Taison (Internacional)
Marquinhos (Vitória)

ATLÉTICO-MG 1 x 1 PALMEIRAS

Desfalques, os dois lados tinham. Faltavam Valdívia, Kléber, Gustavo, David, Granja e Leandro para o Palmeiras. Ao Galo, não contar com Marques, Rafael Miranda, Leandro Almeida e Beto. Após tudo isso ser colocado na balança, foi o Atlético que entrou mais ligado, organizado e determinado para somar três pontos. A torcida atleticana deu um show à parte e os donos da casa pressionaram. Fizeram um, perderam outros, inclusive um pênalti. Foi o jogo de Marcos.

Luxemburgo tentou mexer muito no time. Fez debutar Evandro, abriu Denílson e Lenny pelas pontas e até ressuscitou Jorge Preá. Volume de jogo, porém, o Palmeiras não teve. Diego Souza mostrou disposição, mas era pouco para um Palmeiras que, além de bem marcado, tinha seus setores muito distantes uns dos outros. Ainda assim, com mais controle da posse de bola e um Galo cansado, conseguiu medir forças após o intervalo. E achar um gol em lance inspirado de Diego. Um ponto ganho para o Verdão - em um jogo em que teoricamente devia somar três, e dois perdidos para o Atlético - que poderia ter saído com vitória do Mineirão.

FIGUEIRENSE 2 x 1 VASCO

De que adianta o Vasco ter vários atacantes e meias em campo se só jogou na defesa? O Figueirense teve mais posse de bola, iniciativa de jogo e qualidade técnica. Pressionou o gol de Tiago, que tinha poucos jogadores para lhe ajudar, já que o time de Antônio Lopes não se recompõe sem a bola. PC Gusmão mexeu bem no time, seja trazendo Marquinho para a lateral no segundo tempo e lançando Rodrigo Fabri, seja mexendo em um ataque inócuo. A vontade de vencer do Figueira foi premiada com dois gols do sempre importante Cleiton Xavier.

INTERNACIONAL 3 x 0 CORITIBA

Alex é ótimo jogador, mas não resolve todas as partidas sozinho. Por isso, é bom que Taison tenha novamente atuado bem, que Guiñazu siga com a equipe e que Tite dê confiança para um Internacional que pode muito mais que sua atual posição representa. O Coritiba fez bons jogos no Brasileirão, mas tem uma posição na tabela bastante preocupante. O ponto positivo é uma série de jogos razoavelmente acessíveis pelas próximas rodadas. Além, claro, do retorno de Keirrison, de 20 gols marcados em 2008.

PORTUGUESA 1 x 2 VITÓRIA

É definitivamente um Vitória muito veloz. Tão rápido que fez o segundo gol mais rápido da história do Brasileiro. E joga em velocidade, com os laterais, Willians Santana e os impossíveis Dinei e Marquinhos. A elogiada defesa da Lusa, em razão dos últimos jogos, deu muita moleza. Sem Diogo para resolver os problemas na frente, fica ainda mais difícil buscar um placar tão desfavorável. Vágner Mancini sabe das coisas e já pôs o Leão entre os quatro.

GOIÁS 1 x 0 FLUMINENSE

O cenário tricolor é mais que preocupante. E Renato segue pensando na Libertadores-09. O Fluminense perdeu novamente, não jogou bem e ainda não terá Thiago Silva e Thiago Neves em razão das Olimpíadas. Era jogo para ganhar, sobretudo diante de um adversário da rabeira. O Goiás faz sua parte, mas não convence a ponto de se fazer imaginar longe da zona de rebaixamento nas próximas rodadas.

BOTAFOGO 2 x 0 GRÊMIO

Geninho conseguiu colocar quase que o melhor possível em campo, em um elenco ainda pouco animado e uma torcida pouco presente. Foi, ainda assim, o suficiente para passar sem sustos pelo Grêmio, que só pode encontrar em Tcheco, talvez, o substituto de Roger. E que precisará jogar muito mais para continuar onde está na classificação. As chances de descer de status na tabela são iminentes, sobretudo quando o treinador tiver problemas para escalar o time.

SÃO PAULO 1 x 1 IPATINGA

Não se engane, pois o Ipatinga foi melhor no Morumbi. Ainda que tenha achado o gol perto do fim, foi quem sempre mais ameaçou no ataque. O Tigre do Aço, ainda candidato às últimas posições, ao menos mostra inconformismo com a possibilidade de ser tão ruim quanto o América-07. Não parece o caso. Em São Januário, já havia feito um bom jogo, e segue melhorando, sobretudo pelos bons Luciano Mandi e principalmente Adeílson. Para o time de Muricy, um resultado ruim e preocupante: poucos líderes perderão pontos contra o Ipatinga. E o São Paulo perdeu.

ATLÉTICO-PR 1 x 0 SANTOS

De certa forma, é um pecado o Santos ter saído derrotado da Arena. É um pecado pois o time de Cuca mostrou melhoras, com Kléber mais ligado no jogo, a marcação mais apertada no meio-campo e um primeiro tempo razoável, com bola na trave e boas finalizações de Apodi e Kléber Pereira. Antes do intervalo, assim como no fim do jogo, o Atlético contou com um inspirado Galatto, novamente bem no lugar do contundido e ótimo Vinícius. O ex-gremista, diga-se de passagem, não atuou tão bem nem no Tricolor, a despeito dos milagres na Batalha dos Aflitos.

Voltando ao jogo, houve mais equilíbrio na segunda etapa. O Atlético melhorou a marcação e as mexidas de Cuca, especialmente Molina e Maikon, não surtiram efeito. O time ainda pagava pela afobação de Wesley, enquanto os anfitriões melhoraram com a subida dos zagueiros para o ataque e mais movimentação na frente. Enquanto esteve mais enfiado, Ferreira não rendeu, algo que melhorou com as alterações de Roberto Fernandes. No fim das contas, o gol de Alan Bahia premiou sua incansável atuação como único marcador no meio-campo atleticano. Mas foi um pecado para a razoável atuação santista.

FLAMENGO 3 x 0 NÁUTICO

Não foi o Náutico defensivo das derrotas para Grêmio e Palmeiras, mas foi um time ainda exposto e não menos frágil. O Flamengo fez o que quis no jogo, com Kléberson saindo pela direita com Léo Moura, e Juan aproveitando o espaço deixado por Ruy. Renato Augusto e Marcinho também colaboraram para a convincente atuação rubro-negra. Assim, o Fla chega ao melhor aproveitamento em nove rodadas iniciais desde a implementação dos pontos corridos. E o Timbu, mesmo que com os desfalques defensivos de Negretti, Everaldo, Ticão e Alceu, começa a preocupar. Quase nunca é o mesmo longe dos Aflitos.

SPORT 1 x 0 CRUZEIRO

O Cruzeiro jogou muito bem e novamente não ganhou. Foi um primeiro tempo dominante na Ilha do Retiro, com Ramires, Wagner e Jadílson criando perigo para um excelente Magrão trabalhar. No intervalo, Adílson resolveu resguardar o espaço por onde o Sport contragolpeava, com Luciano Henrique nas costas de Jadílson. Nelsinho voltou mais defensivo, com Fábio Gomes auxiliando a marcação e liberando os laterais rubro-negros. O Leão melhorou e deixou os cruzeirenses mais distantes do Flamengo, somando só quatro pontos em quatro rodadas.


* O blogueiro pede desculpas pelo atraso no post

Nenhum comentário: