segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Não está morto quem peleia...


...e o Grêmio veio ao Parque Antártica para jogar sua vida no domingo. Vencer o Palmeiras era a única chance de vislumbrar, na reta final, 15 pontos em 5 jogos, e tentar retomar, do São Paulo, a liderança. Esfaçelado em razão de suas últimas partidas, o tricolor gaúcho tinha uma legião de desfaques: Léo, Pereira, Réver, Felipe Mattioni, Thiego, Anderson Pico, Paulo Sérgio, Makelele e Perea. Ainda assim, ao seu melhor estilo, "copou" diante dos alviverdes e manteve o São Paulo em sua alça de mira.

Em campo, os gremistas tinham um arsenal de gigantes à frente de sua defesa. Souza era o único desatento na marcação, mas William Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Helder - depois Adílson Warken -, impediam o Palmeiras de entrar na área, algo facilitado pelas ausências de Kléber e Diego Souza e também pelas tímidas atuações de Jumar, Léo Lima e principalmente Evandro e Denílson. Quando, no abafa, os palmeirenses chegavam, Jean rebatia bem. E fez uma das raras grandes exibições de sua carreira.

Na comparação das duas propostas de jogo, o Grêmio é quem executava melhor. Fechando sua área, saindo em velocidade com Souza pela direita e empurrado por seus jovens e excepcionais volantes. Quando Celso Roth ousou lançar mão do criticado André Luís, a situação palmeirense para evitar os contragolpes ficou ainda pior e só não saíram mais gols em razão de Pierre. Estava nítido que o jogo penderia para os visitantes.

O único gol que saiu, porém, foi suficiente para sepultar as chances de título palmeirenses, que perdeu no Parque Antártica pela segunda vez no Brasileiro, e agora está quatro pontos atrás do São Paulo e ainda tem Grêmio e Cruzeiro à sua frente. Os gremistas, por sua vez, têm um tabela acessível e a esperança de que os são-paulinos empatem ou percam um jogo só. O título ainda pode ficar na Azenha.


Foto: Uol Esportes

5 comentários:

Jogo Aberto disse...

gremio não esta morto, esta vivo ainda.

Saulo disse...

Ainda não tem nada definido e o Grêmio conseguiu uma vitória importantíssima que segue na cola do líder.

Cássio disse...

Tem muita coisa errada no Palmeiras a começar pela palhaçada de quarta-feira quando o Luxemburgo não foi para a Argentina e preferiu passar a noite na Berrini nos estudios da Rede Globo em São Paulo.
Aliás, eu não entendi até agora porque a Globo convidou o Luxa prá comentar o jogo sabendo que o Palmeiras jogaria com o time reserva na Argentina e só o Martinez de titular.
O Luxa alegou que não iria para Argentina porque ficaria em São Paulo treinando o time titular para enfrentar o Grêmio.
O jogo começou as 22 horas e terminou por volta da meia noite, depois disso ele deve ter ido jantar com o pessoal da Globo, deve ter chegado em casa no começo da madrugada.
Como um comandante de uma equipe de futebol pode pedir disciplina aos jogadores se ele próprio não cumpre de acordo com a função que ele foi contratado?.
A conclusão que eu tiro de tudo isso é que o Luxa está achando que o Dunga não ficará muito tempo na seleção brasileira e sabendo da influência da Rede Globo junto a CBF, talvez, ele pense que terá o apoio para ser o técnico da seleção.
A diretoria do Palmeiras foi omissa ao permitir que o Luxa não viajasse para a Argentina e o que é pior, foi dormir tarde porque foi um mal profissional ao comentar o jogo na Rede Globo.
E o resultado foi a derrota para o Grêmio, não que o Grêmio não merecesse, muito pelo contrário, jogou muito e saiu do jogo com uma vitória justa.
Tem muita gente incriminando o Marcos, mas, ele demonstrou que tem brio e amor pelo Palmeiras, coisa que técnico e demais jogadores não mostraram.
Eu sempre falo que futebol é para homem, infelizmente algumas pessoas me interpretam mal e dizem que tem muito gay no futebol e me acusam de ser preconceituoso.
Mas, quando eu falei em futebol prá homem, eu quis dizer exatamente sobre a atitude do Marcos.
Ele foi homem até demais, a atitude do Marcos consola a torcida do Palmeiras que vê uma luz no fim do tunel, pois, sabe que pelo menos seu capitão honra as calças que veste.

André Augusto disse...

Peleja, mas anda está muito remendado e irregular. Terá de ser perfeito nas últimas rodadas. Mas tem chances sim, mais do que o Palmeiras...

Rakal D'Addio disse...

Ainda tenho dúvidas se o Grêmio tem fôlego para fazer frente ao São Paulo. Para mim, a possibilidade dos gaúchos perderem pontos nos próximos jogos é concreta. A do São Paulo, por outro lado, não.