sábado, 8 de novembro de 2008

O fator Espinoza


Giovanny Espinoza chegou ao Cruzeiro como, ao mesmo tempo, referência para a disputa da Copa Libertadores, e opção experiente para o amadurecimento dos jovens zagueiros do elenco. Titular em boa parte da temporada, porém, o zagueiro equatoriano vem, nos últimos tempos, sofrendo críticas e, em razão de atuação desastrada no Serra Dourada - onde saiu no intervalo -, provavelmente, será barrado neste domingo, contra o Fluminense.

É inegável que Espinoza ofereceu colaborações na Toca da Raposa. De inseguro, Thiago Heleno virou um dos melhores defensores do país, e Léo Fortunato parece ir no mesmo caminho. Jogador de confiança de Adílson Batista, o equatoriano é classificado, pelo técnico, como responsável por esse processo. Sétimo jogador com mais participações com a seleção do Equador, Espinoza paga, porém, nas semanas recentes, por sua fragilidade física - o que inside em sua parte técnica.

O competente Superesportes, site mineiro, levantou sete atuações pífias do beque na temporada. E cabe citá-las: Real Potosí, na Bolívia; Boca Juniors, no Mineirão; Ituiutaba, no Mineirão; clássico contra o Atlético no primeiro turno; São Paulo, no Morumbi; Atlético-PR, há duas semanas; e domingo, no Serra Dourada, diante do Goiás.

A queda técnica de Espinoza, aliás, coincide com a da defesa do Cruzeiro. Com ele em campo, no primeiro turno, a equipe celeste disputou 16 gols e sofreu 13 gols. No returno, o equatoriano esteve em 9 partidas, nas quais Fábio foi vazado 12 vezes. Neste mesmo returno, sem Gyovanni Espinoza em campo, foram 5 partidas e apenas 4 gols sofridos.

Hoje, é melhor preservar Espinoza e recuperá-lo física e mentalmente. É o que fará Adílson, neste domingo, no Mineirão, apostando as últimas fichas na briga por título.

Foto: Superesportes

Um comentário:

Anônimo disse...

No início do ano, parecia que Espinoza era o que faltava para a defesa do Cruzeiro se firmar. Colaborou diretamente para a evolução do Thiago Heleno, mas, num dado momento, ele trocou a "decisão" pela "incerteza".

Quando joga com decisão, ele é extremamente útil, e completa o Thiago Heleno. Mas, quando ele parte para o lado da incerteza, e pensa várias vezes antes de dar o famoso chutão, ele compromete toda a defesa...

http://www.mercadofutebol.com