terça-feira, 11 de novembro de 2008

Por que temos menos gols de falta no BR-08?

Fábio Costa tentou explicar os motivos ao Papo de Craque


"Hoje não temos grandes batedores e os especialistas, mesmo, são o Rogério Ceni e o Lúcio Flávio. Além disso, a qualidade dos goleiros desse ano é maior e eles se aperfeiçoaram". A afirmação é de Fábio Costa, experiente goleiro santista, em contato com este blogueiro. Salta aos olhos, em 34 rodadas de Campeonato Brasileiro, a queda no número de gols de falta. Se em 2007 foram 50 gols no período, até aqui são só 38 - uma queda bem razoável.

No Campeonato Brasileiro, o único que fez três gols de falta foi Júnior Maranhão, do Sport, adepto das pancadas. César Prates (Galo), Leandro (Palmeiras), Washington (Flu), Zé Carlos (Botafogo), Rodrigo (São Paulo) e Fabrício (Cruzeiro) vêm em seguida, com dois. Rogério Ceni e Lúcio Flávio, apontados por Fábio Costa fizeram um e nenhum gol, respectivamente. André Luís, do Botafogo, e Thiago Silva, do Fluminense, foram outros lembrados pelo goleiro santista.

De fato, foi-se o tempo em que cada clube do futebol brasileiro tinha dois ou três grandes cobradores, e tem faltado qualidade no fundamento este ano. Alex, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e Juninho Pernambucano são nomes que, certamente, elevariam a quantidade dos números.

A preparação cada vez melhor dos goleiros também é apontada por Fábio Costa como uma explicação. O goleiro santista, porém, lembra que os jogadores também treinam muito, e logo podem reverter a situação encontrando novas artimanhas. "Essa é uma briga eterna e saudável. Além disso, a bola parada decide quase todos os jogos importantes", lembrou.

Os modelos recentes de bola também são apontados por Fábio como um fator que dificulta a vida dos goleiros. "As bolas são feitas para os atacantes, não para os goleiros. Ela flutua demais, é muito leve", lembra o goleiro santista, que sofreu um gol de falta no Brasileirão, contra o Botafogo, na 11ª rodada. "A bola veio e caiu bastante na hora que eu saltei, não deu para pegar", explica.

Fábio Costa, aliás, aproveitou para dar um pitaco sobre o gol de Tcheco, no domingo, contra o Palmeiras. "Botaram a culpa no Marcos, mas na minha opinião não há falha. Se você observar, a linha defensiva está na entrada da pequena área e não tinha como ele sair do gol. Além disso, o Marcel salta para confundir o Marcos e a bola faz a curva ao contrário. É desumano criticar o Marcos por aquilo", opinou o camisa 1 do Santos.

Líderes em gols de falta no Campeonato Brasileiro de 2008

1-) Júnior Maranhão (Sport) - 3 gols

2-) César Prates (Atlético-MG), Leandro (Palmeiras), Washington (Fluminense), Zé Carlos (Botafogo), Rodrigo (São Paulo) e Fabrício (Cruzeiro)

Líderes em gols de falta no Campeonato Brasileiro de 2007

1-) Juninho (Botafogo) - 6 gols

2-) Alex (Internacional), Chicão (Figueirense), Coelho (Atlético-MG), Fumagalli (Sport), Mineiro (Inter), Lúcio Flávio (Botafogo), Martinez (Palmeiras), Rodrigo Tabata (Santos), Rogério Ceni (São Paulo) e Tales (Náutico) - 2 gols

4 comentários:

Ricky_cord disse...

César Prates era um bom marcador de livres quando esteve no meu Sporting

Davi da Costa Laranjeira disse...

Porque o Del Piero não joga aqui.

Rakal D'Addio disse...

Este fenômeno me parece ser mais amplo. No futebol mundial quem hoje são os grandes batedores de falta? Del Piero, Deco e Juninho Pernambucano? E quem mais?

De qualquer forma, acho que grande parte dos gols continua saindo através de bolas paradas.

Abraços

Saulo disse...

Que saldade de Juninho no Botafogo.