sábado, 29 de novembro de 2008

Pitacos do Prêmio do Brasileirão


Todo mundo gosta de dar palpite. Pois bem, vamos a alguns comentários sobre a relação divulgada pela CBF nesta quinta-feira. Categoria a categoria.

Goleiros: Victor, Rogério Ceni e Marcos

Comentário: Não havia como fugir muito disso, embora o gremista faça um campeonato bastante acima dos demais concorrentes. Fábio, do Cruzeiro, talvez tenha ido melhor que Rogério Ceni, mas ainda falhou em um ou outro momento.

Laterais-direitos: Vítor, Elder Granja e Léo Moura

Comentário: É a posição com menos bons nomes à disposição no torneio. Granja caiu demais na reta final e não pode vencer, Léo Moura não brilhou como em 2007. Iria com Vítor.

Zagueiros-centrais: André Dias, Fábio Luciano e Thiago Silva

Comentário: Thiago Silva tem jogado muito desde a volta de René, mas aqui só pode ser André Dias. Thiago Heleno fez um ótimo primeiro turno, mas caiu muito.

Quarto-zagueiros: Réver, Ronaldo Angelim e Miranda

Comentário: Angelim fez um torneio linear e elogiável, Miranda voltou com tudo após lesão, mas aqui a superioridade de Réver é quase indiscutível. Uma figura acima da média no torneio.

Laterais-esquerdos: Leandro, Juan e Kléber

Comentário: A primeira injustiça gritante! Kléber ainda não se recuperou da péssima fase e Júlio César, do Goiás, é simplesmente o líder em assistências da competição. Juan e Leandro oscilaram bastante, mas normalmente estiveram bem e merecem a lembrança.

Volante-direito: Rafael Carioca, Pierre e Hernanes

Comentário: Rafael atua pela esquerda, então sua indicação por aqui soa estranha, e o gremista faz um torneio praticamente perfeito. Pierre também esteve, em quase toda a competição, entre os reservas. Onde está William Magrão? Hernanes certamente irá ficar com a vitória.

Volante-esquerdo: Diguinho, Guiñazu e Ramires

Comentário: Diguinho e Guiñazu, cada um ao seu estilo, têm sido importantes, embora suas equipes já tenham despencado. Ramires só cresce e, ao contrário dos demais lembrados, decide jogos. E como tem decidido Ramires!

Primeiro meia: Diego Souza, Ibson e Tcheco

Comentário: Diego Souza não correspondeu sequer a metade das expectativas que carregava e sentou até no banco em alguns jogos. Ibson, em geral, vai razoavelmente bem, e Tcheco comanda o Grêmio. Melhor seria ter se lembrado de Marquinhos, do Vitória, Carlinhos Paraíba, do Coritiba, Hugo, do São Paulo, ou mesmo Paulo Baier, do Goiás.

Segundo meia: Alex, Lúcio Flávio e Wagner

Comentário: Escolhas coerentes, mas Alex esteve bem acima dos outros dois.

Atacante pela direita: Keirrison, Guilherme e Kléber Pereira

Comentário: Na opinião do blogueiro, os dois melhores avantes estão aqui: Keirrison, que fez 20 gols, e Kléber Pereira, com 21. Ambos têm participação direta nas vitórias de suas equipes, foram completamente regulares e auxiliaram em outros fundamentos. Guilherme vai bem, mas precisa evoluir muito ainda.

Atacante pela esquerda: Kléber, Alex Mineiro e Nilmar

Comentário: Como podem dois jogadores do mesmo ataque serem indicados do mesmo lado do campo? Coisas que só a CBF faz por você. Entre os três, o blogueiro fica com Kléber, que teve um início conturbado, mas tem participação notável em clássicos, jogos importantes e momentos delicados. Nilmar foi instável no Brasileiro e Alex Mineiro, mesmo com muitos gols, deixa a desejar na participação de jogo da equipe.

Treinador: Celso Roth, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho

Comentário: Esse foi o Brasileiro recente em que Muricy esteve melhor, estudando muito os adversários e mostrando-se decisivo quando com mais tempo para treinamentos. Luxa decepciona e sequer devia estar na lista. Melhor seria indicar Adílson, que manteve o Cruzeiro, quase sempre, no G-4. Roth é daqueles pouco reconhecidos, dificilmente será o vencedor, mas merece muitos méritos pela reviravolta que provocou na Azenha após a crise pós-Gauchão.

Revelação: Jean, Keirrison e Marquinhos

Comentário: Keirrison foi revelação da Série B de 2007, sua presença é incoerente. Assim, entre Jean e Marquinhos, honestamente, o blogueiro preferia ver Rafael Carioca, nome regular, disciplinado, excelente nos desarmes, competente nos passes e que estreou, de fato, como profissional em 2008. Jean brilhou, mas só esteve em campo no returno, e Marquinhos, principal jogador do primeiro turno no geral - opinião do blogueiro -, despencou nos últimos jogos.

Craque: Kléber Pereira, Hernanes e Alex

Comentário: Se Hernanes levar o título, passa a ser um forte candidato, com justiça. Alex, individualmente, porém, foi o mais brilhante, mas é prejudicado pelo desempenho do Inter. Kléber Pereira dificilmente leva, mas merece ser lembrado pelos 21 gols que fez. Não havia outro nome, eventualmente Victor, do Grêmio, ou Keirrison, do Coritiba.

Árbitro: Carlos Eugênio Símon, Leonardo Gaciba e Leandro Vuaden

Comentário: O blogueiro é fã do estilo de Vuaden, mas seu erro em Vitória e Fluminense é daqueles de fazer perder o campeonato. Fica entre os outros dois gaúchos.

6 comentários:

André Renato disse...

Nossa, a CBF conseguiu me fazer rir viu, me fez imaginar Kléber e Alex Mineiro um trombando com o outro no lado esquerdo do ataque e um vazio no lado direito...

GR: Victor(O que aumenta a injustiça que foi feita com o Vágner Mancini).

LD: Vitor.

ZC: André Dias, indiscutível.

QZ: Réver(E o V.Mancini foi demitido...).

LE: O Kléber só entrou na lista pra não desmoralizar o Dunga, que o faz de titular. Dentre as opções, Juan, mas você tem razão, o Júlio César jogou DEMAIS.

VD: Hernanes.

VE: Guiñazu.

PM: Diego Souza entrou pelo nome também. Tá difícil escolher, mas acho que Tcheco.

SM: Wágner, mas o Alex é mais jogador, muito mais.

AD: Keirrison, apesar do Kléber Pereira ter livrado o Santos de uma situação ainda mais complicada. E eu sou fã do Guilherme, destaque da Copa SP de 2007 e no ano seguinte já está brigando pela artilharia do Brasileirão.

AE: Não consigo votar num sujo como o Kléber... Incrível ele justificar as cotoveladas dele dizendo que o futebol ucraniano é duro... Como se em algum futebol precisasse fazer o que ele fez no André Dias...
Alex Mineiro.

Téc.: Vanderley entrou com o nome também.
Muricy Ramalho.

Rev.: Jean, especialmente pela importância tática dele, permitindo o SP jogar numa espécie de 3-1-4-2, suprindo com quantidade de armadores a carência técnica de um cérebro no meio(Jean no caso é o '1' da tática).

Craque: Hernanes.

Árb.: Sou fã do estilo do Vuaden também, mas ele precisa amadurecer um pouco ainda.
Simon. (Algo me diz que nenhum flamenguista dirá Simon).

Arthur Virgílio disse...

É verdade. Como que Kléber e Alex Mineiro estão concorrendo na mesma posição.

Eu faria uma menção honrosa para alguns jogadores que não entraram na lista, entre eles: Galatto, Fábio Luciano, Léio, Marcelo Cordeiro, Sandro Silva, Marquinhos Paraná, Conca, Cleiton Xavier, Jonas e Hugo

Leonardo Machado disse...

Concordo em Gênero e Número contigo. William Magrão e rafael Carioca, principalmente o segundo são sensíveis ausências nessa lista. E Keirrison na lista das revelações, tá bem, jogou demais, mas já teve o seu.

Victor; Vitor, André Dias, Réver, Julio César; Rafael Carioca, Hernanes, Hugo(que tinha que estar aí), Alex(o melhor jogador brasileiro no ano), Keirrison e Kléber Pereira

(a lista foge das indicações mas é o que eu vejo.)

Se formos pensar num prêmio que eu acho que seria muito justo, mas falta no futebol brasileiro é o prêmio de Melhores do Ano (incluindo todos os torneios disputados) aí a seleção mudaria um pouco, teria Thiago Silva, Juan, Alex com toda a certeza, entre outros nomes que se destacaram Estaduais, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil Afora

Leonardo Machado disse...

Árbitro: Gaciba por falta de escolha, aquele[s] erro[s] do Vuaden foi de corara

Anônimo disse...

resumindo...

esse "prêmio" não passa de um amontoado de incoerências!

André Augusto disse...

Acho que faltou o Hugo na escolha.