quinta-feira, 21 de junho de 2007

Geninho e o 3-5-2


Nem mesmo o mais fanático torcedor do Sport pode se lembrar com facilidade da última vez que o Leão da Ilha foi à campo com três zagueiros. Geninho provavelmente não pensou nisso quando, já no primeiro treinamento coletivo, optou por armar a equipe no 3-5-2 para o duelo de sábado contra o Paraná Clube. Interessante é que, especialmente de bons zagueiros e laterais que o elenco do time se ressente.

Ao longo da carreira, Geninho, que tem muitos méritos, desprezou na maioria das vezes a utilização de qualquer outro sistema tático. Desde 2001, quando foi campeão brasileiro utilizando o desenho no Atlético Paranaense, ignora a tese de que o melhor é sempre observar as características do elenco que tem em mãos, para então adotar a formação ideal.

O forte do Sport de hoje são os meias. Vítor Júnior, Rosembrick, Fumagalli e Luciano Henrique - este provavelmente de saída para o Inter - jogue quem jogar, criam muitas jogadas em velocidade, o que é a forte marca do time desde que teve Gallo no comando. Se não utilizar ao menos dois destes, Geninho já estará "traindo" o que o elenco do Leão da Ilha tem de melhor.

O rubro-negro, ao contrário de América e Náutico, não tem time para brigar na zona inferior de tabela e poderia estar no meio dela. Mas trabalha de maneira equivocada. Giba se mostrou uma escolha infeliz e, justamente nos jogos em que escalou três volantes, foi derrotado (Grêmio e Fluminense).

Ser fiel ao elenco e a tradição de um clube deve ser premissa na cabeça de qualquer treinador. E Geninho, que soava como uma boa opção, não começa bem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como comentei na comunidade, essa atitude do Geninho está relacionada com uma teoria da qual discordo: a de que a tática deve ser definida sem que se analise as qualidades e os defeitos do elenco. E não funciona assim, ainda mais em times brasileiros, que tem escassas opções de plantel.

Felipe Maciel disse...

bom post, gostei!

Só uma ressalva: Vitor Junior já se mandou pro Santos por R$ 600.000,00 (espero que o Sport use esse dinheiro pra pagar a dívida com Leão e ele futuramente volte a treinar o clube que o lançou como técnico).

Pra esse próximo jogo Rozembrick tb tá fora, se quebrou no treino. Aí não sei como Geninho vai fazer pra escalar a meia. As laterais são unanimidade: desgraça do time! hahaha

O presidente Milton Bivar chegou ao cúmulo de dizer que Bruno (lat. esquerdo) era um dos 5 melhores do país na posição. Acho que ele andou bebendo um pouco além da conta pra dizer um negócio desses :P

Enfim, vou parando por aqui senão escrevo mais que seu post, hehehe!

abração, dassler!

André Rocha disse...

Geninho é tarado pelo esquema com três zagueiros. Mas, como disseram, é preciso analisar o elenco antes.

Unknown disse...

Grande Dassler!

Vítor Júnior e Luciano Henrique são "cartas fora do baralho": o primeiro vai pro Santos; o segundo pro Inter.

Talvez por iso Geninho tenha optado pelo 3-5-2. Ele acha que, com isso, vai proteger a defesa que não tem ido bem até aqui - lembrando o fato de que o Sport saiu atrás do marcador em todas as seis partidas disputadas.

Eu, particularmente, acho válida a experiência, já que os laterais do Sport são fracos na marcação e o clube só conta com um volante capaz de fazer bem a cobertura dos laterais - Éverton.

Mas parece quase consenso entre os rubro-negros que o 3-5-2 não é a formação ideal.

Abraço

Sr. Viking disse...

O Geninho é um herói, o Furacão de 2001 nas mãos de outro técnico seria um time mediano, o Geninho formou lideres em campo, como exemplo o Nem que jogou muito.
Passei a valorizar seu trabalho devido aos muitos elogios vindo de um amigo meu, o Moysés que mora no bairro do Ipiranga, ele sempre diz:
"O Sport fará uma campanha digna pois o Geninho é um ótimo "Treinador" ".