segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

500 vezes Carragher


Nesta segunda-feira, Jamie Carragher transpõe a barreira de 500 jogos com a tradicional camisa vermelha do Liverpool, onde atua como profissional desde 1999. Menos badalado do que a maioria dos grandes zagueiros na Europa, Carragher é certamente um top five mundial entre os nomes da posição. E, com tal marca atingida em Anfield Road, vai se tornando legenda e um dos maiores beques na história do clube.

Carragher estreou profissionalmente em janeiro de 1999, mas já era um Red desde 94. Além disso, foi presença freqüente nas seleções inglesas de base, por onde teve incríveis 27 convocações. Três meses depois, também debutava no English Team, onde teria a dura concorrência de nomes como o badalado Rio Ferdinand, o respeitado Sol Campbell e o vigoroso John Terry, entre outros.

Sentindo-se pouco prestigiado, em julho do último ano, Carragher resolveu se dedicar apenas ao Liverpool, abdicando da seleção inglesa. Até aqui, são 34 atuações com a camisa do English Team. Fabio Capello, recém-contratado, deverá investir no retorno do defensor dos Reds, prestes a completar 30 anos no próximo dia 28.

Dono de muitos títulos, em 2001, conquistava o primeiro grande troféu de sua carreira. Ainda garoto, era o lateral-esquerdo do Liverpool campeão da Copa Uefa, em inesquecível final diante do Alavés. No miolo da defesa, jogavam os experientes Hyipiã e Henchoz. Quatro anos depois, Carragher atingia o topo da Europa ao ter importante participação no êxito máximo da Liga dos Campeões, vencida em outra decisão épica, agora contra o Milan de Kaká e Shevchenko. Ali, já era um dos zagueiros titulares.

Além dos dois títulos internacionais, onde também podem ser incluídas duas Supercopas da Europa, Carragher é duas vezes campeão da FA Cup, além de outras duas da Copa da Liga e ainda mais duas da Community Shield.

No currículo do seguro, forte e incansável Jamie Carragher, ainda não há um título da Premier League. Tempo disponível e gana para isso, certamente, não lhe faltarão nos próximos anos.

6 comentários:

André Augusto disse...

Esse cara tem uns três pulmões. Incansável, sabe se posicionar e é bem discreto. Ótimo defensor, certamente!

Abs!

Unknown disse...

Sou mais o Chicão. hahaha Ok, to brincando. Realmente o Carragher joga muito e merece um título da Premier.

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Anônimo disse...

Grande zagueiro e uma histórica marca no futebol.

Menos badalado, mas não menos talentoso. Merece aplausos.



Abraços....

http://comabolacheia.zip.net

Braitner Moreira disse...

Se pá o Mexès não é bem melhor que esse aí, Dassler...

Falando sério agora, é ótimo ver jogadores totalmente identificados com sua torcida. E Carragher tem meu respeito por isso.

Anônimo disse...

O desempenho do Carragher na final da Champions contra o Milan é memorável. Foi uma das melhores atuações individuais de zagueiro que já vi na minha vida.

Sobre título nacional, o "nos próximos anos" me parece adequadíssimo. O time do Liverpool, mais uma vez, tinha tudo para brigar pela liga inglesa, mas ficou pelo caminho.

Abraços!

Anônimo disse...

Caro Dassler (seria parente distante da família fundadora de Adidas e Puma, eh, eh?), só gostaria de retificar uma coisa: o nome do zagueiro finlandês do Liverpool não se escreve Hyipiã, e sim Hyypiä.

Acho Carragher um zagueiro bom. Nada de excepcional, mas é bom, além dessa marca respeitosa, mostrando que ele vai se tornando um símbolo do Liverpool no melhor estilo Kenny Dalglish (Owen poderia ter esse status também, não tivesse tomado a escabrosa decisão de ir para o Real Madrid).

Pelo menos ele é reconhecido entre os que acompanham o futebol inglês, e sabem que ele não é só "aquele cara que entrou só para bater um dos tiros da marca penal nas quartas-de-final da Copa passada, contra Portugal. E ainda perdeu"

Abraços,

Felipe dos Santos Souza