sábado, 12 de janeiro de 2008

A bola da vez


Ao fim de 2005, Joel Santana livrava o Flamengo do rebaixamento no Brasileirão. Naquele elenco, pouca gente poderia se lembrar de Diego Souza, reserva e marcado como um jogador sem muitas perspectivas. Ali, fatalmente o Benfica se dava por arrependido em ter adquirido seus direitos, após um bom primeiro semestre com o Fluminense de Abel Braga, onde, ao lado de Arouca, despontou para o título estadual e o vice-campeonato da Copa do Brasil. Dois anos depois, o meia é a principal coqueluche do mercado de transferências do país.

Contratado pelo Grêmio, em razão do aval que Luiz Felipe Scolari - amigo de Mano Menezes – deu ao Benfica, o meia Diego Souza fez uma temporada de alto nível no Olímpico. Após boas partidas na Copa Libertadores, sobretudo nos dois jogos contra o Santos, o carioca se afirmou, ao longo do Campeonato Brasileiro, como a principal referência gremista.

Jogador forte, habilidoso e dono de grande chute, Diego Souza também oferece qualidade na bola aérea e bastante combatividade. Foi, nas últimas semanas, desejo de Grêmio, Santos, São Paulo e Palmeiras, que levou a melhor e adquiriu seus serviços. Acompanhar o Verdão levando a melhor em uma dividida assim, aliás, significa uma mudança de tempos no Parque Antártica. Há não muito tempo, e basta se lembrar de Kléber Pereira, os palmeirenses choravam a pouca esperteza de seus dirigentes.

Diego Souza chega como um jogador que deve render dinheiro, antes de mais nada, ao Palmeiras. Investimento pouco comum nos clubes brasileiros, a Traffic pagou quase 4 milhões de euros pelo meia-atacante. Com uma mobilização financeira, o Grêmio também se aproximou de tal quantia. Jovem e vivendo um momento de crescimento na carreira, não é difícil imaginá-lo, futuramente, em um time de ponta da Europa. Antes, porém, tem muito futebol a oferecer à Vanderlei Luxemburgo e à seleção olímpica, seu objetivo pessoal. Bem diferente daquilo que era ao fim de 2005.

Um comentário:

André Augusto disse...

Boa contratação do Palmeiras, que promete um bom meio campo, com Valdívia e Diego. E se Alex finalizar como sempre na frente, esse Palmeiras pode dar trabalho demais neste ano.

Abs