quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Preview - Campeonato Paulista-08



São Paulo

Técnico: Muricy Ramalho
Time base: Rogério Ceni, André Dias, Juninho e Miranda; Joílson, Fábio Santos (Carlos Alberto),
Hernanes e Richarlyson; Jorge Wagner; Adriano e Dagoberto

Aparentemente mais forte. É assim que o São Paulo vem para 2008 em razão da chegada de jogadores com qualidade para oferecer. O grande desafio, neste ano, será controlar o ambiente interno e aproveitar o elenco como um todo, já que as competições prometem desgastar o plantel tricolor, que é, naturalmente, obrigado sempre a pensar em título quando disputa algum torneio.

Muricy Ramalho, iniciando sua terceira temporada no Morumbi, tem falado sobre a obrigação de somar muitos pontos no começo do Paulista. Em razão da Libertadores, será natural um desvio de foco em favor do torneio continental, maior objetivo na temporada. Se conseguir abraçar os dois torneios, o São Paulo é favoritíssimo ao estadual. Mas, caso perca, não irá, provavelmente, considerar uma tragédia.

Palmeiras

Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Time base: Diego Cavalieri, Elder Granja, Gustavo, Dininho e Leandro; Pierre; Makelele e Martinez; Valdívia e Diego Souza; Alex Mineiro

A presença de Vanderlei Luxemburgo, no clube que seja, produz expectativas. No Palmeiras, como em poucos lugares, elas ficam maiores ainda. Com um passado de sucesso no Parque Antártica que dispensa apresentações, o treinador parece capaz de embutir, no capacitado elenco deixado por Caio Júnior, o espírito vencedor que seu antecessor, justamente, não foi capaz de transmitir.

Para isso, Luxa contará, ainda, com o providencial aporte da Traffic, que já trouxe Diego Souza e Lenny através de seus recursos. Nomes como Elder Granja e Alex Mineiro, se bem fisicamente, também têm qualidade a oferecer. Por estar mais focado no Campeonato Paulista que os outros principais candidatos, o Verdão entra com possibilidades de conquista. Até porque tem, no banco, alguém que sabe, como ninguém, os atalhos dos gramados paulistas.

Santos

Técnico: Emerson Leão
Time base: Fábio Costa, Filipi (Dênis), Evaldo (Adaílton), Betão e Kléber; Marcinho Guerreiro e Rodrigo Souto; Rodrigo Tabata e Vítor Júnior; Renatinho e Kléber Pereira

Emerson Leão voltou à Vila Belmiro como a grande cartada da diretoria santista. Não que o treinador ainda viva ótima fase, mas é um nome que tem a confiança de Marcelo Teixeira e produz, no clube, uma sensação positiva. Contudo, o material humano que restou – e o que foi acrescentado – parece ainda insuficiente para o Santos medir forças entre os melhores.

Ainda assim, o atual bicampeão paulista tem totais condições de brigar pelo terceiro título consecutivo, algo que São Paulo não vê desde 1969. Há jogadores importantes e de qualidade, como Fábio Costa, Rodrigo Souto e Kléber Pereira. Caso os novos reforços se incorporem bem ao grupo e outras possam chegar, o Santos fica ainda mais forte. Se Leão tirar suco de jovens prodigiosos como Carleto, Alemão, Alex e Tiago Luís, as perspectivas se aumentam ainda mais em um raciocínio otimista.

Corinthians

Técnico: Mano Menezes
Time base: Felipe, Coelho, Chicão, William e André Santos; Bruno Otávio e Perdigão; Marcel e Lulinha (Alessandro); Finazzi e Acosta.

Após o trauma do rebaixamento e uma temporada horrorosa em 2007, o Corinthians volta para os gramados com a sensação de que conseguiu trabalhar razoavelmente bem para o próximo ano. Além de manter os destaques Felipe e Finazzi, buscou nomes bem conceituados como o zagueiro William, o lateral André Santos e Acosta, um dos destaques do último Brasileiro, além de segurar Coelho, ótimo jogador. A chegada de Mano Menezes, claramente, transforma o ambiente do clube e traz mais expectativas para 2008.

Com uma defesa forte e um ataque com cheiro de gol, basta saber como se comportará o meio-campo, bastante carente de talento. Se conseguir queimar as etapas e vencer jogos desde o início, o Corinthians pode correr por fora na briga pelo título. Mas, se construir uma base forte para brigar na Série B, de qualquer forma, o Timão já estará atingindo seu principal objetivo para a temporada.

Portuguesa

Técnico: Vágner Benazzi
Time base: André Luís, Patrício, Marcos Aurélio, Bruno e Juninho Goiano; Eric e Dias; Preto (Ramón) e Zé Maria; Diogo e Christian

O retorno da Portuguesa é um dos maiores atrativos deste Campeonato Paulista. Assim como ocorreu no plano nacional, a Lusa se recuperou em São Paulo e chega, em 2008, com cara de que pode aprontar para os times grandes do estado. Mesmo que perdendo titulares importantes da última temporada, como Tiago e especialmente Leonardo, os rubro-verdes trabalharam com afinco e foram atrás de jogadores rodados como Christian e Zé Maria, identificado no Canindé.

A forma desses atletas, em particular, é que pode definir o quão forte virá a Portuguesa nesse ano. Remanescentes como o zagueiro Bruno, o meia Preto e o badalado atacante Diogo, já são realidades no clube e devem apresentar isso, nacionalmente, em 2008. Se Vágner Benazzi tiver sucesso na mescla de idades e estilos e a Lusa jogar como no ano passado, os quatro grandes podem se cuidar.

Barueri - Técnico: Gelson Silva

Destaques: Alberto (atacante, ex-Santos), Renato (zagueiro, ex-Corinthians – futebol de base) e Rodrigo Paulista (atacante, ex-Internacional)

Lembra deles? Márcio (goleiro, ex-Paulista), Ávalos (zagueiro, ex-Santos), Márcio Careca (lateral, ex-Palmeiras), Goeber (volante, ex-Flamengo), Rodrigo Pontes (volante, ex-Portuguesa), Flávio (meia, ex-Palmeiras e Ponte Preta) e Amaral (ex-Palmeiras e Corinthians)

O ano de 2007 tinha tudo para ser o da permanência para o Grêmio Barueri. Após conseguir ficar na elite do Paulistão e fazer razoável campanha na Série B do Campeonato Brasileiro – participando de ambos os torneios pela primeira vez. Agora, o GRB investe razoavelmente para brigar por objetivos maiores e com uma série de jogadores conhecidos e que podem oferecer qualidade. Como também conta com estrutura e um treinador que vem credenciado pelo bom trabalho no Criciúma, é bom ficar de olho.

Bragantino - Técnico: Marcelo Veiga

Destaques: Moradei (volante, ex-Corinthians), Somália (meia) e Bill (atacante)

Lembra deles? Gléguer (goleiro, ex-Portuguesa), Ney Santos (lateral, ex-América de Natal), Kadu (zagueiro, ex-Corinthians) e Nunes (ex-Juventus e Santo André)

Com alguns jogadores que fizeram parte da equipe semifinalista no Paulistão 2007 e que subiu para a Série B, o Massa Bruta tem, também, o retorno de Marcelo Veiga, que já estava em Bragança desde o fim do ano passado. Com investimentos modestos, o clube espera reviver os últimos dois torneios estaduais, onde foi bem e apresentou jogadores de primeira linha: Felipe, goleiro, no ano passado e Marcos Aurélio, atacante, em 2006.

Guarani - Técnico: Roberval Davino

Destaques: Talles (atacante da base) e Danilo Silva (zagueiro, ex-São Paulo)

Lembra deles? Xandão (zagueiro, ex-São Paulo), Roger Bernardo (volante, ex-Palmeiras) e Fábio Pinto (atacante, ex-Internacional e São Caetano)

Pode parecer estranho, mas o Guarani retorna para a primeira divisão paulista com um dos elencos mais frágeis da elite estadual. Sem grandes novidades em relação ao elenco prematuramente eliminado na Série C, o Bugre vive, mesmo, dias de tensão. Roberval Davino é conhecido como um técnico que inventa bastante, mas colhe poucos bons resultados. Agora, precisará se desdobrar para manter o alviverde longe do rebaixamento.

Guaratinguetá - Técnico: Guilherme Macuglia

Destaques: Toninho (zagueiro, ex-Náutico), Alê (meia, ex-Ponte Preta), Caiuby (atacante, ex-Corinthians) e Dinei (atacante, ex-Atlético-PR)

Lembra deles? Thiago Gomes (zagueiro, ex-Palmeiras), Magal (volante, ex-Internacional) e Alessandro Cambalhota (atacante, ex-Santos e Vasco)

Após chegar à elite e permanecer em 2006, o Guaratinguetá subiu um degrau ao conquistar o simbólico título do interior, batendo o bom Noroeste na final. Agora, novamente com um time razoável para os padrões do torneio, o Guará fala grosso e pensa em semifinal. Para isso, resgatou Alê e Magal, de boas participações na temporada passada, e acertou com Guilherme Macuglia, arquiteto do time do Coritiba, campeão da Série B 2007.

Ituano - Técnico: Pintado

Destaques: Marcelo (goleiro, ex-Corinthians), Anderson Lima (lateral, ex-Coritiba) e Luís (atacante, ex-Palmeiras)

Lembra deles? Paulo Rodrigues (lateral, ex-Vitória), Peter (lateral, ex-Paraná), Almir (volante, ex-Portuguesa), Alex Afonso (atacante, ex-Palmeiras) e Beto (atacante, ex-Palmeiras)

Além do Palmeiras, a Traffic acertou com o Ituano e, em 2008, promete recolocar o clube nas páginas de sucesso do futebol estadual e até nacional, já que Itu viu sua equipe terminar a última Série B na lanterna. Com uma série de bons jogadores, em especial o experiente Anderson Lima, a sensação é de que o time de Pintado pode brigar na metade de cima da tabela. E o Verdão, de quebra, pode absorver alguns atletas após o fim do estadual.

Juventus - Técnico: Márcio Bittencourt

Destaques: Alan Dellon (atacante, ex-Vitória), Glauber (meia) e Johnny (atacante, ex-Corinthians)

Lembra deles? Dedimar (zagueiro, ex-Santo André), Fernando Miguel (volante, ex-Paraná), Vampeta (volante, ex-Corinthians), Fernando Diniz (meia, ex-Fluminense e Santos) e Valdir (lateral, ex-Santos e Internacional)

Com Márcio Bittencourt mantido para 2008 e o título da Copa FPF na bagagem, o Juventus se restringiu a buscar jogadores experientes para, supostamente, acrescentar qualidade ao seu bom plantel. Com a espinha dorsal formada pelo lateral Valdir, o meio-campista Glauber e o avante Johnny, o Moleque Travesso pode surpreender caso tenha sucesso na mistura de gerações.

Marília - Técnico: Jorge Raulli

Destaques: Mauro (goleiro, ex-Santos), Gum (zagueiro, ex-Internacional) e Marcelo Nicácio (atacante, ex-CRB)

Lembra deles? Júlio César (lateral, ex-Bragantino), Rafael Fefo (volante, ex-Corinthians), Romeu (volante, ex-Goiás e Corinthians)

Entre os interioranos, o Marília foi um dos mais tímidos na hora de ir às compras. Poucos jogadores rodados integram o plantel do MAC, que deve apostar muito no atacante Marcelo Nicácio, um dos principais destaques da última Série B. Nomes como o zagueiro Gum, o goleiro Mauro e o lateral Júlio César, possivelmente, podem compor uma equipe forte, mas que tem, no banco, um técnico pouco experiente na primeira divisão e vivendo a melhor oportunidade da carreira.

Mirassol - Técnico: Luís Carlos Martins

Destaques:
Doriva (volante, ex-São Paulo) e Fabiano Souza (atacante, ex-Internacional)

Lembra deles? Alexandre Fávaro (goleiro, ex-Ponte Preta), André Turato (zagueiro, ex-Ceará), Márcio Alemão (zagueiro, ex-Santa Cruz) e Cláudio (lateral, ex-Noroeste e São Caetano)

Realizando boas campanhas nas séries inferiores e formando jogadores conhecidos há alguns anos, o Mirassol enfim atingiu o objetivo para chegar à elite do futebol paulista. Para se manter, o nome de Luís Carlos Martins parece um interessante atrativo, embora o elenco em si, por nome, pareça insuficiente para isso. Doriva, a depender de sua forma física e disposição, pode colaborar muito, assim como o surgimento de novos garotos, características do clube que lançou, entre outros, Danilinho e Marcelo Matos.

Noroeste - Técnico: José Carlos Fescina

Destaques: Fabiano (goleiro, ex-Náutico), Edno (meia, ex-Atlético-PR), Otacílio Neto (atacante, ex-Figueirense) e Leandrinho (atacante, ex-Santo André)

Lembra deles? Leandro Eugênio (lateral, ex-Botafogo) e Luciano Bebê (meia, ex-Corinthians)

Responsável por ótimos papéis nos últimos dois anos, o Noroeste chega para 2008 reproduzindo as mesmas expectativas das edições recentes. Como já é de praxe em Bauru, o clube foi atrás de jogadores de sucesso em tais campanhas. Edno, Fabiano, Leandrinho, Luciano Bebê e Otacílio Neto retornam após não terem feito, em outros lugares, o mesmo feito com a camisa do Norusca. José Carlos Fescina, responsável pelo crescimento do Barueri, terá o desafio de suceder Paulo Comelli.

Paulista - Técnico: Marcus Vinícius

Destaques: Rever (volante), Ricardinho (meia, ex-Coritiba)e Rodrigo Fabri (meia, ex-Portuguesa)

Lembra deles? Adinan (goleiro, ex-Palmeiras), Fábio Vidal (lateral, ex-Ponte Preta), Marco Aurélio (lateral, ex-Santos e Cruzeiro) e Neto Baiano (atacante, ex-Atlético-PR)

O ano passado terminou como terrível para o Paulista. Há muito tempo buscando o acesso para a Série A nacional, o Galo da Japi terminou na Série C, não digerindo bem a saída de Vagner Mancini após o Paulista. Para voltar a brigar entre os grandes, papel padrão do clube nos últimos anos, Marcus Vinícius (ex-jogador de Ponte, Cruzeiro e Paulista) terá bons jogadores em mãos e a volta de atletas como Rever e Ricardinho, identificados com o Jayme Cintra. Gilsinho, vendido para o Japão, deve fazer falta.

Ponte Preta - Técnico: Sérgio Guedes

Destaques: César (zagueiro, ex-Portuguesa e Fortaleza), Jean (zagueiro, ex-Vitória) e Wanderley (atacante, futebol de base)

Lembra deles? Vicente (lateral, ex-Paraná), Raulen (volante, ex-São Caetano), Elias (meia, ex-Juventus e Palmeiras) e Deda (volante, ex-Gama)

Sem sucesso nos objetivos para o último ano, a Ponte foi obrigada a reformular o elenco e não teve muito dinheiro em mãos para isso. Assim, reforços modestos chegaram ao Moisés Lucarelli, que terá, no banco, Sérgio Guedes. Ex-goleiro do clube, o treinador tem um discurso de identificação com a Macaca, que precisará muito extrair bons nomes da base e, terá em prova, a capacidade de buscar bons nomes pelo interior. A receita já trouxe sucesso para a Ponte Preta.

Rio Claro - Técnico: Paulo Cezar Catanoce

Destaques: Luís Henrique (goleiro), Chumbinho (meia, ex-São Paulo) e Luciano (atacante, ex-Juventude)

Lembra deles? Douglão (zagueiro, ex-Internacional), Fernando Lombardi (zagueiro, ex-Paraná), Sérgio Júnior (atacante, ex-Sporting Cristal) e Júnior (atacante, ex-Santos)

Em 2007, por pouco, o Rio Claro não voltou para a Série B logo ao chegar na primeira divisão. Ainda assim, o Galo Azul foi atrás e trouxe de volta a base dessa equipe, em que destacou o atacante Luciano, rebaixado com o Juventude no Brasileiro. Além disso, promessas esquecidas em Santos e São Paulo, o meia Chumbinho e o atacante Júnior poderão renascer, mas a expectativa, aparentemente, é apenas de se manter na elite.

Rio Preto - Técnico: Luciano Dias

Destaques: Pitarelli (goleiro, ex-Guarani), Éder (meia, ex-Criciúma) e Willian (atacante, ex-Vitória)

Lembra dele? Emerson (volante, ex-Guarani)

Estreante na elite paulista, o Rio Preto chega na esteira do tradicional rival América, que estará na Série B estadual. Para brigar pela permanência, o clube apostará em um plantel limitadíssimo e repleto de jogadores desconhecidos. Às vezes, receitas assim funcionam, mas não é lá muito comum. Pitarelli, herói bugrino na Copa São Paulo de 94, é nome mais expressivo da equipe vice-campeã da última segundona.

São Caetano - Técnico: Amauri Knevitz

Destaques: Luiz (goleiro), Andrezinho (lateral e meia, ex-Ponte Preta, Bragantino e São Paulo), Maurício (zagueiro) e Douglas (meia)

Lembra deles? Wilton Goiano (lateral, ex-Portuguesa), Hernani (volante, ex-Noroeste) e Rafinha (meia, ex-São Paulo)

Vice-campeão do último torneio, o São Caetano pagou o preço por isso ao longo do ano ao perder as principais referências para equipes maiores. Para reformular o plantel, veio Amauri Knevitz, campeão paranaense. Com alguns jogadores de sucesso no interior, o Azulão aposta, novamente, na receita que o projetou nacionalmente. Parece um time capaz de brigar pelo G-4, sobretudo se Douglas repetir o futebol do primeiro trimestre de 2007.

Sertãozinho - Técnico: Luiz Carlos Barbieri

Destaques: Lauro (goleiro, ex-Ponte Preta), Adriano (volante, ex-Paraná e Bragantino) e Marcos Denner (atacante, ex-Flamengo)

Lembra deles? Deola (goleiro, ex-Palmeiras e Barueri), Leandro Smith (lateral, ex-Goiás), Galeano (volante, ex-Palmeiras), Ricardo Lopes (volante, ex-Ituano),

Em 2007, o Sertãozinho chegou à primeira divisão e apostou em uma série de jogadores rodados e, de certa forma, bem cotados. Por pouco, não foi para a segundona. Com o técnico Barbieri de volta, o Touro dos Canaviais aposta, mais uma vez, em um plantel experiente com Galeano, Lauro, Adriano e Marcos Denner. É aguardar para ver.


IMAGEM: DIEGO BRITO

5 comentários:

Juliana Loreto disse...

amor..lembrei vendo isso..
"lembra deles?" ::::::
não tem importânciaaa..
hauhahuahuahuahuahuhau


bjoooo (L)

Anônimo disse...

Muito bom o post.

Muita boa a seção: " Lembra deles?". O problema é que lembrando deles fiquei com pena dos times do interior. Vão sofre bastante.

Mas, acredito que São Paulo, Palmeiras, Corinthians e alguma surpresa vão se classificar.

Abraços....

http://comabolacheia.zip.net

Maurício disse...

parabens, poio! Vc eh o cara haha.

Anônimo disse...

Ao meu ver, São Paulo favorito até onde conseguir jogar o Paulista com foco.

O Palmeiras ainda me dá dúvidas.

Veremos.

Anônimo disse...

Um dos melhores perfis paulistas desde Giovanna Antonelli.

parabéns