quarta-feira, 4 de março de 2009

As Libertadores de Luxemburgo


Ainda é um pouco cedo para cravar que o Palmeiras fracassa na Libertadores, mas as duas derrotas contra LDU e Colo-Colo já causam um grande temor. Absoluto em títulos de Paulista e Brasileiro, Vanderlei Luxemburgo é sempre lembrado pelo desempenho ruim nas competições continentais.

Em 2009, ele tem sua sexta chance no torneio – em 2004, dirigiu Cruzeiro e Santos na mesma edição. O começo não é nada promissor.

As Libertadores de Luxa:

Em 1991

No tempo em que vitória ainda valia dois pontos, o Flamengo do iniciante Luxemburgo passou em primeiro lugar na fase de grupos da Libertadores e ainda com facilidade pelo Deportivo Táchira nas oitavas. Nas quartas, porém, foi eliminado pelo Boca Juniors - que já despachara também o Corinthians - com show de Batistuta.

Em 1994

Com o Palmeiras, terminou em terceiro lugar na primeira fase, atrás de Cruzeiro e Velez Sarsfield e à frente do Boca Juniors. Nas oitavas, foi eliminado pelo São Paulo de Telê Santana.

Em 2004

Luxemburgo dirigiu o Cruzeiro nos três primeiros jogos da Libertadores, mas acabou demitido ainda na primeira fase – a equipe acabou eliminada pelo Deportivo Cali, no Mineirão, já com PC Gusmão no comando. Luxa já estava no Santos, em que assumiu o trabalho de Emerson Leão a partir das oitavas. Eliminou a LDU nos pênaltis, mas caiu nas quartas, contra o Once Caldas.

Em 2007

Foi a melhor campanha no torneio. Venceu os seis jogos da fase de grupos e ainda atropelou Caracas e América do México no mata-mata. Contra o Grêmio, na decisão por uma vaga na final, perdeu em Porto Alegre por 2 a 0 e, com a vitória em 3 a 1 na Vila Belmiro, no jogo de volta, acabou eliminado pelo critério de gols fora de casa.


Adendo: Os atentos amigos André Rocha e Michel Costa corrigiram duas informações erradas no post, que já foi atualizado. Perdoem a gafe!

4 comentários:

Michel Costa disse...

Dassler,
Salvo enorme engano, o Luxemburgo tbém comandou o Flamengo numa Libertadores no início dos anos 90. Na ocasião, o time da Gávea foi eliminado pelo Boca Juniors de um então jovem Gabriel Batistuta.
Abraço.

Unknown disse...

Olá, Dassler.
Vale ressaltar o fator comum que interfere nos objetivos de títulos continentais na carreira, que é vitoriosa apenas em nível nacional, de Luxemburgo: o Grêmio. O tricolor gaúcho, sempre que está no caminho do Luxa, acaba mostrando como se copa uma competição como a Libertadores( o mesmo vale para a Copa do Brasil). O curioso disso tudo é que Luxemburgo, considerado por muitos como o melhor técnico do país, não aprende a lição.
Acredito que o melhor que Luxemburgo tem a fazer para enfim consagrar-se campeão da América é virar treinador do Grêmio. E olha que ainda dá tempo de mudar, visto que a corda está bamba para o lado de Celso Roth.
Será que os palmeirenses aceitariam um troca-troca?

André Rocha disse...

Dassler,

O técnico do Palmeiras na Libertadores de 1995 foi Valdir Espinosa. Luxa estava no Flamengo, seduzido pelas promessas de Kléber Leite e empolgado por "comandar" o melhor jogador do mundo na época.

Pode colocar na conta do Vanderlei a eliminação do Flamengo em 1991 para o Boca nas quartas-de-final. Vitória por 2 a 1 no Maracanã e show de Batistuta nos 3 a 0 na Bombonera.

Abraço!

Gerson Sicca disse...

e pelo jeito vai naufragar de novo. não acredito na classificação do palmeiras.