sábado, 21 de março de 2009

Quem teve bolinha gelada?


A sorte - e o azar - estão lançados. Incrível como até um mero sorteio, quando o assunto é Liga dos Campeões, vira um evento com atmosfera particular, que desperta a ansiedade e a curiosidade dos fãs de futebol. Enquanto isso, a Libertadores adota o ultrapassado emparceiramento que forma um ranking pela pontuação da fase de grupos.

Bem, vamos aos pitacos:

Villarreal x Arsenal

Jens Lehmann e Riquelme, os personagens da semifinal de 2006, não estão mais nas duas equipes. E o bom time do Villarreal parece regular até demais, sem a temperatura que exige um duelo com o sempre aguerrido Arsenal quando o assunto é Liga dos Campeões. É difícil imaginar os Gunners retornando a uma final, mas bater o Submarino Amarelo parece muito possível, sobretudo com a volta iminente de Fabregas e a vantagem de decidir em Londres, onde venceu três jogos e empatou um. Desde 10 de dezembro, aliás, o time de Wenger só perdeu uma partida.

Manchester United x Porto

O Porto se reencontrou após uma leve reformulação, lidera o Campeonato Português, está entre os semifinalistas da Taça de Portugal e despachou o Atlético de Madrid com Agüero e Forlán. Tem, aliás, a marcante eliminação de 2004 sobre o Manchester em Old Trafford, abrindo o caminho para o título. Nada disso parece suficiente para bater a equipe mais forte, atual campeã, dona da melhor defesa e de um ataque que tem Ronaldo e Rooney. Mesmo decidindo o jogo no Estádio do Dragão, o sorteio foi generoso com os Red Devils.

Liverpool x Chelsea

Um dos poucos confrontos interessantes do ponto de vista técnico, da série de quatro encontros entre Liverpool e Chelsea nos últimos cinco anos, foi o da temporada passada. E ao contrário de todos os outros, desta vez os Reds chegam favoritos, respaldados pela campanha mais consistente na temporada e, inclusive, por terem vencido os Blues nos dois encontros pela Premier League. Mesmo a decisão sendo em Stamford Bridge, a fase liverpuldiana é melhor, com Torres e Gerrard compondo a dupla mais afinada do futebol mundial na atualidade.

Barcelona x Bayern de Munique

Já está na hora de o Bayern de Munique resgatar sua tradição em Liga dos Campeões, em que é um dos poucos que possuem o tri. Encarar o Barcelona 2008/09, porém, não é o melhor caminho para isso. Os bávaros têm um potencial técnico formidável e os times de Klinsmann costumam crescer nesse tipo de situação. Mas não é possível separar o encantador Barça do favoritismo no confronto. Detalhe: ambos anotaram 24 gols em oito partidas, média redonda de três tentos por jogo.

2 comentários:

Unknown disse...

Acompanho o relator. :)

Aliás, os palpites têm seguido mais ou menos essa lógica.

Sinal de que vai ter "zebra", com certeza. Hahahahaha

Abraço!

Michel Costa disse...

Dassler,
Gostei da sua análise sobre os confrontos da UCL. No entanto, gostaria de comentar a respeito do emparelhamento que a UEFA promove em relação ao que é feito na Libertadores.
Sinceramente, acho o critério utilizado aqui na América do Sul mais interessante e justo. E mais, o sorteio realizado ontem provocou certo desequilíbrio entre as chaves que levam à final.
Com certeza a Champions é uma competição mais atraente que a Libertadores. Porém, a segunda tem algumas características peculiares que me agradam e são até mais comerciais que a da irmã do Velho Continente. Veja só a distribuição dos jogos. Enquanto na UCL temos que ficar como zumbis em busca de todos os jogos, na Libertadores as rodadas são espalhadas por várias semanas e o interessados podem acompanhar todos as partidas que quiser ao vivo.
Isso sem falar naquele clima pesadão que só argentinos, uruguaios e paraguaios fazem pra voce :-)
Ah, e nem falei na altitude, mas esse é outro assunto...
Abraços.