domingo, 1 de março de 2009

O dia em que Muricy superou Mancini


O San-São deste domingo na Vila Belmiro terá um ar de déjà vu para Muricy Ramalho e Vágner Mancini. Ao menos, possivelmente, do ponto de visto tático. Em 16 de julho do ano passado, São Paulo e o Vitória, então com Mancini no comando, se pegaram no Barradão. Os baianos vinham bem e até melhores, mas foram superados pela armadilha de Muricy Ramalho, que venceu por 3 a 1. Pode ser que se repita no clássico deste domingo.

Caso Muricy repita a formação tática do confronto com o Oeste, na quinta-feira, com uma linha de quatro defensores e o meio-campo com uma segunda linha - que às vezes vira um quadrado, é verdade - está posta a repetição do duelo, ainda que Mancini possa surpreender com três zagueiros.

Mas contra o 4-2-3-1 que Vágner Mancini gosta de utilizar, Muricy posicionou bloqueios com laterais e meias externos dos dois lados, sem permitir em hipótese alguma o contragolpe e a troca de passes. Naquele dia, Marquinhos e Willians - ambos hoje no Palmeiras - tiveram dificuldades de criar e foram sufocados pela marcação de Zé Luís e Hernanes por um lado e Richarlyson e Hugo pelo outro.

A tática que Mancini objetiva ao Santos, inclusive, ainda não está pronta. O time não é compacto e veloz como precisa e os três meias não entenderam exatamente como deve ser o posicionamento e o trabalho com os laterais. Mais um motivo para o favoritismo na Vila Belmiro ser tricolor.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente observação. Esse foi um dos jogos em que o Sâo Paulo melhor jogou ano passado. Um futebol, inclusive, vistoso.

Mas Muricy disse que foi jogar lá com 2 linhas de 4 porque tinha 2 caras rápidos na frente (Éder Luís e Dago, que, aliás, jogaram muito). Não sei porque ele disse isso, mas creio eu que seria por causa do contra-ataque. O time recuperaria muito a bola e poderia surpreender no contra-ataque, levando rapidamente a bola para a frente sem depender dos meias que estariam preocupados fechando os lados do campo. Embora ele tenha dito isso, o time jogou várias vezes ano passado com 2 linhas de 4, mas se não me engano, em todas elas Dagoberto jogou. Ele fazia aquele "1" do 4-4-1-1. Muito usado na Europa, onde esse "1" teria liberdade para flutuar pelo campo.
.
Muito bom texto
Abraço!