sexta-feira, 27 de março de 2009

Ibrahimovic é craque?


No último domingo contra a Reggina, Ibrahimovic fez dois gols. O segundo deles, uma pintura. Ibra bateu de esquerda, da entrada da área, encobrindo o goleiro em um toque seco. Lindo! Famoso por golaços incríveis, o sueco vale um exercício interessante de análise. Afinal, nos últimos anos, após três títulos italianos, a Liga dos Campeões é que se tornou o principal objetivo em Appiano Gentile. Mas os nerazzurri têm fracassado nessa empreitada.

E Ibrahimovic ainda não conseguiu se livrar do rótulo de que só brilha em jogos fáceis. O que pode ser comprovado em números que desmitificam a idéia de que ele é um jogador de ponta do futebol europeu, ainda que tenha potencial para tanto.

- Na Liga dos Campeões, Ibrahimovic jamais fez um gol em jogos de mata-mata, mesmo tendo defendido Juventus e Internazionale. Ao longo de sua trajetória, foram 12 gols na competição. Pouco respeitados no Brasil por boa parte da mídia, Raúl e Inzaghi, respectivamente, têm 64 e 46 gols.

- Na Eurocopa 2004, fez um golaço na Itália, mas voltou a desaparecer no mata-mata, em que deu Holanda nas quartas, nos pênaltis. Na Eurocopa seguinte, Ibrahimovic voltou a fazer dois gols – um na vitória por 2 a 0 sobre a Grécia e outro na derrota para a Espanha.

- Na Copa do Mundo de 2006, Ibrahimovic passou em branco, sem fazer gols, e a Suécia caiu nas oitavas. Jogou três dos quatro jogos suecos. Havia participado do elenco da Copa de 2002, mas só jogou cinco minutos de uma partida.

- Nessa temporada, tem 19 gols no Italiano. Foram feitos sobre: Sampdoria, Torino, Bologna, Roma (2), Palermo (2), Lazio, Chievo (2), Cagliari, Atalanta, Catania, Lecce, Genoa, Fiorentina (2) e Reggina (2).

- Enquanto esteve na Juventus, Ibra jamais fez gols no Milan. Contra a Inter, fez um de pênalti e, em 12 de agosto de 2005, viveu seu grande momento: fez dois na vitória por 2 a 1. Já com a camisa da Inter, nunca fez gols na Juventus. Contra o Milan, foram dois gols em uma e única ocasião.

10 comentários:

André Rocha disse...

Craque ele é. Mas não um jogador top para disputar uma Bola de Ouro da FIFA. Falta uma atuação marcante na fase mata-mata da UCL ou então na Copa do Mundo. Ou é pedir demais para o Ibrahimotube?

Abraço, Dassler!

André Augusto disse...

Na atualidade, só não é melhor que o Messi. E é o estigma que persegue (ou perseguia) o Cristiano Ronaldo. Claro que é importante ter uma partida marcantes, mas a regularidade é ainda mais difícil de se obter.

Unknown disse...

craque de winning eleven, só se for

Flávio Meireles disse...

Dassler...
Acho o Ibrahimovic um jogador fantástico. Na temporada passada, quando a Internazionale parecia querer entregar o título do Campeonato Italiano, ele ressuscitou e fez gols importantíssimos.
Pra mim, ele é craque sim. Um dos cinco melhores em atividade no mundo atualmente, ao lado de Messi, Gerrard, Cristiano Ronaldo e Xavi...

Michel Costa disse...

Dassler,

Como interista que sou, já havia pensado algumas vezes nessa questão, inclusive observando dados como esses que destacou.
A conclusão que cheguei é que: Ibrahimovic é o que chamamos de 'worldclass', ou seja, tem bola para estar entre os grandes do mundo, mas não é um craque como Messi ou Kaká.
Para mim, ele pertence ao grupo imediatamente abaixo, onde se destacam Lampard, Drogba, Torres, Pirlo, Del Piero e alguns outros. Claro que é honroso participar dessa turma, só que o degrau acima parece ser demais para eles.
E essa história de que o sueco quer deixar a Inter para ser campeão da UCL, reforça outra tese. Aquela do mundo com a lógica invertida em que vivemos. Para ele, é o clube que tem que lhe dar o título e não contrário, mesmo com os 12 milhões de euros que recebe anualmente.
Patético.

Abraço, meu camarada.

Sérgio disse...

Respondendo curto e grosso a pergunta que dá título ao post.

Não !

Unknown disse...

È um excepcional jogador,com alguns inúmeros momentos geniais,brilha
em momentos esperados,mais deixa a desejar quando dele se espera muito.exemplo só ver nas partidas diante do Manchester,ainda falta fazer partidas marcantes como fizeram alguns dos craques consagrados comtemporaneo de sua geração como Ronaldinho Gaucho,Kaka,Cristiano Ronaldo,Gerrard e Messi... Acho que o Michel Costa o definiu de maneira mais correta.

Gabriel Dudziak disse...

Nunca o considerei um bom jogador na Juventus, onde acreditava que ele era um bom finalizador e nada mais.

Na Inter vi alguns lances de alta técnica que me fizeram falar: po! Esse cara não é só um grosso que resolve.

Mas....os números tão ae pra comprovar a concepção que cheguei há algum tempo. Ele é sim um bom jogador, talvez um dos melhores atacantes do mundo, mas... Não dá pra confiar nele.

Sou muito mais o Torres do que ele.

Anônimo disse...

Bem, talvez Ibrahimovic não seja como messi, mas também tem que se considerar que o campeonato espanhol é uma competição em que grande parte dos times são de nível bem mais baixo do que os do campeonato italiano. Analisando os gols e os jogos se vem claramente que marcação não é o forte dos times espanhóis ( talvez até seja por isso que ele quer uma transferência pro Real Madri ou Barcelona, acho que talvez lá na Espanha ele seja o Ibrahinovic que todos tem duvidas que ele realmente seja.

Unknown disse...

Concerteza pra mim é um craque ta entre os melhores do mundo na minha opinião o cara resolve a parada é só olha ele no time da Inter e o q foi na Juventos, sem contar q ele carrega a Suecia nas costas. jogar na Espanha é facil onde messi faz malabarismos quero ver ele fazer isso no futebol Italiano, pq tirando o Barça e o Real, quais são os outros times competitivos? IBRAHIMOVIC é Fera simm